Cinco passos para empreender

Você já se perguntou o que Abílio Diniz, Bill Gates e Mark Zuckerberg tem em comum?

por Marcel Freitas

Todos eles escolheram acreditar em suas ideias de negócio. A jornada do empreendedor preparou cada um deles, pois eles deram o primeiro passo… Por isso, separo para você cinco passos essenciais para empreender.

Comece a jornada

Suas experiências anteriores definem quem você é. Verdade irremediável, não é? Vale a pena reconsiderar isso…

Me explique uma coisa: como tantas pessoas ao longo da história alcançaram coisas que ninguém esperava delas? Não é só um garoto com dificuldades financeiras que se tornou um grande dono de empresas. São milhões de pessoas aqui, que podem exemplificar o que o conhecimento somado a vontade de atingir positivamente o mundo que nos cerca podem fazer. Essas pessoas são chamadas de EMPREENDEDORAS pois usaram os recursos disponíveis pra fazer MUITO MAIS.

Planeje no caminho

Vai esperar ter tudo na ponta do lápis pra iniciar? Não faça isso! Inicie sua caminhada e pense: Qual é sua maior qualidade? Quais são seu sonhos e metas realizáveis pra esse ano que está a frente? O que você precisa fazer, quem você precisa envolver para chegar lá ? Defina hoje tudo isso, escreva em uma folha de papel e guarde com você. Lembre-se do que você escolheu fazer, afinal, meta não estabelecida não vira vitória alguma.

Abra mão do desnecessário

Tanto trabalho desnecessário te ocupa que você não tem tempo pra realizar nada. O passeio ao parque se torna um martírio, porque você está preocupado demais com aquele e-mail que recebeu. Não consegue curtir aquele momento ótimo com a família porque aquela tarefa não realizável pro momento não te deixa em paz. Aprenda a SOLTAR. Livre sua mente do pensamento que te prende. Foque em algo bom e positivo, colocando adiante de você, alguma atividade que realmente te distraia e dê prazer. Essa substituição pode ser feita, mas ela é uma escolha totalmente sua, que demanda uma ação imediata, mesmo que essa ação seja uma ida a um profissional de psicologia competente! Nesse caso, pensar demais, não ajuda. Fazer mais, sim.

Reescreva sua forma de pensar

O seu subconsciente manda em você, queira você ou não. Traumas, experiências negativas, e a vida que você teve até aqui, te estimulam ou limitam. E aí, você precisa ficar com raiva de tudo? Não! Você vai agradecer por cada momento que te levou aonde queria chegar. Mas como superar tudo isso? Leia, leia, leia, discuta e viva aquilo que for mais valioso.

Seja resiliente

Já escreveu no papel suas metas? Aposto que já flutuam aí nas suas ideias formas de alcançar tudo o que você descobriu que deseja realmente fazer. Mas quando o sucesso vai chegar? Ele já chegou se você deu inicio a sua jornada…Agora é necessário resistir aos obstáculos que vão surgir. Não se esqueça do seu acordo com você mesmo, não modifique-o todos os dias, mas foque, e centre seus esforços em criar a realização esperada. Não espere que todos os dias sejam ensolarados, mas ria! Sinta a realização futura, no agora, afinal, não há melhor combustível pra continuar.


Marcel Santos

Marcel de Freitas Santos é mestre em linguística aplicada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), empreendedor e desde 2012 dono da Marcel English, empresa dedicada a oferecer soluções eficientes ao ensino da língua inglesa no contexto empresarial e ambientes corporativos. Além disto, Marcel presta consultoria e dá aula de inglês com metodologia própria.

, , , , , ,