Do Vale à NASA: professora de Jacareí viverá imersão na Agência Espacial Norte-Americana

por Carolina Veneziani

Sabe aquele sonho que muitas crianças têm de serem astronautas e de ir à NASA? A professora e moradora de Jacareí, Amanda Sant’ Anna Sciammarella Montecin, irá realizá-lo em breve durante uma imersão na Agência Espacial Norte-Americana.

Neste mês, Amanda embarcará com destino a Huntsville, no estado do Alabama, Estados Unidos, onde se juntará com mais 200 educadores de diferentes nacionalidades, que receberão um treinamento de 45 horas dentro de salas de aula, laboratórios e em campo, tudo dentro do Space Rocket Center da National Aeronautics and Space Administration, a NASA.

O Space Rocket Center é um dos maiores museus de hardware de vôo espacial tripulado dos Estados Unidos. As instalações do centro incluem Spacedome Theatre, Rocket Park e o Education Training Center (NASA’s Educator Resource Center). 

O treinamento que a educadora participará se chama Honeywell Educators Space Academy (HESA) e é um programa da Agência Espacial Norte-Americana, que tem o objetivo de capacitar professores de matemática e ciências do ensino médio de vários países do mundo nas áreas de tecnologia e engenharia. Um grupo de professores participará de práticas de simulações de exercícios realizados por astronautas, em jato de alto desempenho e de missões espaciais. E o melhor de tudo… Todos os valores com alimentação, hospedagem e passagem foram custeados pela Agência Espacial Norte-Americana!

O processo seletivo para participar desta imersão na NASA começou há nove meses, quando em setembro de 2017 Amanda enviou sua candidatura online, realizou as provas de seleção e em janeiro obteve a resposta positiva via e-mail. “Algo que parecia impossível tinha se tornado realidade. Foi uma alegria inexplicável, uma sensação única”, recordou.

A professora iniciou sua carreira profissional aos 17 anos e durante o curso técnico de Eletrônica fez estágio no INPE. Foi de lá que surgiu o interesse da jacareiense pelos estudos realizados na NASA.

Após o tempo de estágio, Amanda começou a trabalhar como técnica em eletrônica no Colégio Juarez Wanderley, mantido pela Embraer.  Nessa mesma época, iniciou a graduação em Engenharia da Computação. Com o tempo, surgiu a oportunidade de lecionar as matérias de Robótica, Programação e Eletrônica no Programa Pré Universitário Exatas (PPU Exatas) do Colégio. Atualmente, Amanda cursa pós-graduação em Gestão e Organização de Escolas.

Ela que é de família de educadores, mas que nunca se imaginou como tal, se diz apaixonada pelo saber e por fazer a diferença na vida das pessoas, por meio da transferência de seu conhecimento.

Amanda nos contou que está ansiosa em relação a seu aprendizado dentro da NASA: “A experiência irá render uma bagagem técnica de ferramentas educacionais inovadoras que, posteriormente, poderão ser aplicadas nas minhas aulas. E com certeza ir a NASA agregará muito ao meu currículo!”.


Carolina Veneziani

Carolina Veneziani tem 23 anos, é advogada, joseense de nascimento e argentina de coração. Em sua formação descobriu um prazer sem igual por entender e ajudar as pessoas, dando-as acesso à Justiça. Acredita fortemente no ser humano como agente transformador da sociedade, sendo impulsionado por meio da educação de qualidade. Gosta de boa música, viagens, conhecer culturas e pessoas e ouvir histórias de vida.

, , , ,