Mindset para o Sucesso Financeiro

por Hercules Pires

Vivemos num período de instabilidade econômica no país, o que reflete diretamente nas contas de todos os brasileiros. O numero de endividados triplicou nos últimos anos e uma das principais causas das classes terem sido tão afetadas não está totalmente ligada à situação da nação, mas sim em atitudes próprias justificadas pela falta de informação. A Educação Financeira apesar de ser um tema de grande relevância para o crescimento pessoal e de desenvolvimento do país, não é abordado nas grades das instituições educativas, realidade diferente de outros países que levam esta consciência desde muito cedo às crianças, sem contar que na maioria das famílias brasileiras este tema não é debatido, se tornando muitas vezes um tabu na sociedade. Pela convivência em que somos expostos diariamente, somos influenciados por crenças que se tornam verdades absolutas como: Quem nasce pobre, morre pobre, Ninguém enriquece de forma justa e honesta, entre outras verdades infundadas.

Acontece que criamos um modelo mental, também chamado de mindset, que é como se enxerga e encara o cotidiano, a forma como pensa e também como se comporta um indivíduo perante alguma situação. Com o tempo, desenvolvemos a habilidade de gravar padrões de atitudes que sempre são consultados quando algo similar a situação acontece no dia a dia. Quando algum determinado momento ou modo de agir se torna uma verdade absoluta, o cérebro tem a capacidade de transformar aquilo como decisão unânime, não se preocupando com a realidade e conseqüência de tal pensamento ou atitude, se tornando reflexos instintivos. Se não somos moldados a ter um modelo mental positivo de crescimento, o mindset se torna a crença adquirida ao longo da vida, que na maioria das vezes são referências não saudáveis.

É importante cuidar e programar seu modelo mental de forma corretiva, pois influi diretamente nas decisões do dia a dia. Essa reprogramação deve ser feita diariamente analisando ponto a ponto às áreas envolvidas. Caso suas finanças, por exemplo, não estejam na melhor situação, talvez seja o momento de reprogramar sua mentalidade financeira. E não se refere ao quanto se ganha, pois se o mindset não estiver programado da forma correta, com pensamentos centrados para o sucesso, os objetivos e conquistas em resultados financeiros não serão alcançados ou então serão pouco expressivos. Por isso é fácil encontrar pessoas que ganham montantes de dinheiro, mas que vivem em dívidas. Mesma explicação para os casos de pessoas que ganham milhões na loteria e em pouco tempo estão na mesma situação inicial ou ainda pior do que estavam antes, pois sem a consciência financeira, o dinheiro termina muito rápido. Pois a loteria e a quantidade de dinheiro não são atalhos para a riqueza, mas sim seu comportamento.

Por outro lado, existem pessoas com o mindset programado para a riqueza, possuem uma abordagem diferente em relação ao dinheiro como se fossem imãs de energia positiva em busca de mais dinheiro, possuindo padrões que elevam a capacidade de explorar e obter resultados maiores em menor tempo. Quem tem um mindset programado para o sucesso procura por oportunidade e situações que podem gerar bons resultados, enquanto as de mentalidade pobre correm dos problemas e fogem das oportunidades, vivendo em zonas de conforto e de maneira estática, permanecendo na mesma situação em toda a vida. E mesmo que tenha que assumir grandes riscos, o que algumas vezes podem sofrer grandes tombos, isso não os abalam. Pois têm o pensamento de ressignificar, levantar, recuperar e conquistar o dobro do que perdeu. Um grande e conhecido exemplo é Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, foi à falência quatro vezes e hoje é muito mais rico do que qualquer outro momento anterior, pois sempre teve o modelo mental de capacidade e merecimento de riqueza. O segredo é ter sempre em mente que o foco total deve ser na resolução dos problemas e visualizar oportunidades nas situações que a vida proporciona, pois quando se adquire o mindset do sucesso, mesmo que se perca tudo, o seu futuro será alcançar seus objetivos.

Muitos detêm do conhecimento técnico, entretanto o mais importante é o fazer e não o saber. Sabem por exemplo que precisam controlar os custos domésticos, porém não fazem. Sabem da importância de poupar e investir dinheiro, porém não investem. A consciência do sucesso é a junção do conhecimento com boas práticas. Nunca é tarde para eliminar os maus hábitos e programar sua mente para o sucesso financeiro. O primeiro passo é olhar para dentro de si, se reconhecer, entender o seu momento, ressignificar todas as áreas da vida, estabelecer objetivos de vida e iniciar com atitudes simples, como controlar as despesas com o máximo rigor possível que te trará a visão da sua realidade financeira, do quanto se ganha e do quanto se gasta e, possivelmente surpreenderá com o impacto de despesas a principio inofensivas, porém que impactam no seu orçamento. Tendo o controle fiel do orçamento, é possível estabelecer metas de redução das despesas e reserva para investimentos, definindo um percentual do quanto da sua receita será destinado para investimentos e poupança. O ideal é pensar em seus objetivos e projetos, assim o processo de reprogramação mental terá muito mais sentido, facilitando a permanência e disciplina em suas metas. Um mindset financeiro de sucesso sabe que só pode gastar aquilo que tem, portanto, para manter a vida financeira saudável e sempre ter dinheiro sobrando é adquirir o hábito de comprar à vista, caso não tenha o dinheiro, não gaste. Eliminar gastos futuros e parcelas que sugarão suas receitas futuras e abolir o pensamento de curto prazo, estabelecendo uma visão mais profunda e não imediatista.

A mentalidade que possuímos é a única variável que nos separa do sucesso financeiro, pois quem vive sem foco e sem objetivo, é o mesmo que viver sem sentido. O mindset financeiro lhe dará a boa disciplina, que levará ao hábito, e seus bons hábitos o levarão ao sucesso e à liberdade financeira, começando a mudança de dentro para fora, primeiro nossa mentalidade, depois nossa conta bancária.


Hercules Pires

Hercules Tadeu Pires é administrador, especialista em gestão de negócios e marcas pessoais, empresário, palestrante e apaixonado por empreender. Fascinado por histórias e compartilhar ideias, fundou a Faros Business em 2014 e, desde estão, transforma conhecimento em cases de sucesso. Amante da arte, cultura e de vinhos. Busca inspirações ao redor para suas criações, que é um hobby. Entende que seu propósito de vida é extrair sorrisos sinceros e o melhor das pessoas em busca de evolução, sucesso e bem estar.

, , , , , ,