​Inverno é tempo de apostar em tratamentos estéticos

Baixa exposição ao sol reduz o aparecimento de manchas durante a recuperação, aponta docente do Senac São José dos Campos

Da Redação

Chega o inverno, chega também a temporada dos procedimentos estéticos. E tem um motivo para isso: as quedas bruscas de temperatura e da umidade relativa do ar, a falta de ingestão de líquidos e os banhos muito quentes são fatores que provocam o ressecamento da pele.

Com isso, aumenta a busca por tratamentos que hidratam e devolvam a saúde do tecido. “O rosto é a região mais suscetível às ações do clima, por ficar o tempo todo exposto, e precisa de cuidados especiais”, explica Leila Maria Gonçalves Coura, docente da área de saúde e bem-estar do Senac São José dos Campos.

Por isso, essa época do ano é ideal para investir em peelings, revitalização e nutrição da pele. E, como ela fica mais sensível devido à ação desses procedimentos, a baixa exposição ao sol no inverno potencializa a recuperação e evita o aparecimento de manchas escuras. Afinal, os raios solares não fazem mal apenas no verão.

“Eles podem desencadear ou agravar todos os tipos de manchas, em qualquer estação do ano. Por isso, o uso do filtro ou bloqueador solar é importante também em dias frios, nublados e em ambientes fechados. Além de prevenir o aparecimento de manchas, reduzir as chances de ter câncer de pele”, orienta Leila.

Dicas práticas para o dia a dia

Adotar uma rotina de cuidados com a pele é essencial para que ela permaneça saudável no inverno. O primeiro passo é aplicar, com maior frequência, produtos como cremes, emulsões, séruns e óleos, que ajudam a promover a hidratação tecidual. Já os esfoliantes devem ser deixados de lado, pois diminuem o processo de regeneração celular.

Outro fator que agrava o ressecamento da pele é o banho muito quente. Ele remove a oleosidade natural do tecido, favorecendo o aspecto opaco e sem vida. Uma dica importante para evitar a desidratação é ingerir bastante líquido. Dessa forma, seu organismo estará preparado para enfrentar qualquer variação do clima.

Formação na área

Para os interessados em atuar na área, o Senac São José dos Campos está com inscrições abertas para o curso Técnico em Estética. A formação habilita o aluno para realizar procedimentos estéticos faciais e corporais, avaliando corretamente as condições da pele, e oferece conhecimento amplo sobre as técnicas, tecnologias e produtos cosméticos mais adequados para cada caso.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no Portal Senac: www.sp.senac.br/saojosedoscampos. A unidade fica na rua Saigiro Nakamura, 400, na Vila Industrial.

Serviço:

Curso: Técnico em Estética

Carga horária: 1.200 horas

Data: 1/10/2018 a 18/5/2020

Horário: de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas

Inscrições: www.sp.senac.br/saojosedoscampos

, , , , ,