Vai sacar o 13º salário? Todo cuidado é pouco nesta época do ano

Evitar andar a pé e de transporte público após o saque de grandes quantias, estão entre as principais medidas de prevenção

Da Redação

Entre novembro e dezembro, devido ao pagamento do 13.º salário e ao horário de funcionamento alternativo no comércio, o número de casos costuma aumentar. Ruas cheias e filas intermináveis em agências bancárias são os principais chamarizes para pequeno furtos ou até ações organizadas como sequestro relâmpago.

Para Sérgio Ehrlich, diretor de operações da Gocil – empresa especializada em prover segurança patrimonial e multisserviços há mais de 33 anos, é preciso redobrar os cuidados. “Nesta época do ano a abordagem de criminosos, principalmente na porta dos bancos, cresce cerca de 30%. Por isso, o cuidado vai muito além da ação da polícia civil, é preciso ficar mais atento e tomar ações preventivas”, alerta.

1. Tome cuidado ao sair dos bancos

As agências bancárias são as mais propensas a riscos quando o assunto é abordagem de criminosos, por isso, procure ir em horários movimentados, quando a vigilância ainda está presente. Evite sacar dinheiro depois do expediente bancário, mesmo que o lugar seja sossegado, você poderá ser abordado sem a ajuda da segurança no local. Uma recomendação importante é utilizar os caixas eletrônicos 24 horas em locais mais seguros, como shoppings e supermercados, pois se localizados em pontos sem movimento, podem atrair criminosos.

2. Não deixe o dinheiro à mostra

Saque no banco somente o necessário e não coloque muitas notas e moedas nos bolsos, pois faz volume e pode motivar a abordagem de criminosos. Outra dica é não sair com envelopes em mãos contendo dinheiro.

3. Evite transporte público

Optar pelo transporte privado, sendo um taxi, aplicativo ou carro próprio, é mais seguro do que o uso de transporte público ou até mesmo andar a pé, pois ajuda a diminuir a ação de criminosos.

4. Tome cuidado ao caminhar pela rua

Se em último caso, optar pelo transporte público, tome cuidado ao descer e caminhar pelas ruas, não ande com nada de valor em mãos e certifique-se que bolsas e carteiras estão na frente do corpo, assim você pode evitar a abordagem e seguir com segurança. É importante verificar se não estão te seguindo, se suspeitar de algo, pare em algum lugar movimentado e procure um vigilante ou segurança imediatamente para pedir ajuda.

5. Não reaja se houver abordagem

Nesse momento é importante manter a calma e preservar a sua vida. É importante seguir algumas orientações extras caso ocorra a abordagem de criminosos:

Entregue aquilo que se pede;

Após o assalto procure a delegacia mais próxima, faça um boletim de ocorrência;

Se levarem os cartões bancários, ligue imediatamente no banco para bloqueá-los.

, , , , , , , , ,