7 dicas para economizar nas compras de Natal e Amigo Secreto

Assessora de investimentos e educadora financeira, Luciana Ikedo, separa algumas dicas que podem ajudar a economizar com esses eventos de fim de ano

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos

No final de novembro muitos brasileiros receberam a primeira parcela do 13º salário, um dos recursos mais aguardados pelos trabalhadores que têm direito. E, com a proximidade do Natal, alguns acabam aproveitando esse dinheiro extra para garantir os presentes de amigos e família.

Leia também: 5 dicas para controlar o impulso ao fazer compras online

Com a flexibilização de algumas regras sanitárias, voltam à cena também as confraternizações de trabalho e até os sorteios de amigo secreto.

1 – Descontos e cashback

Para presentear gastando menos, uma boa dica são os sites que oferecem cupons e cashback (dinheiro de volta) nas compras online. O Cuponomia , por exemplo, é um portal que reúne cupons e cashback em mais de 2 mil lojas e nas mais diversas categorias. O site apresenta novidades todos os dias como, por exemplo, super cashbacks em diversas marcas, com prazo determinado de validade. Os descontos oferecidos são válidos somente em compras feitas pela internet e podem ser acessados através do link.

2 – Lista de presentes

Procure sempre listar todos aqueles que vão receber presentes e quais itens gostaria de comprar. Dessa forma, fica mais fácil determinar o valor máximo que será gasto com cada um e ainda evita as temidas compras por impulso.

3 – Pesquisa

Pesquisar os preços pela internet é sempre uma boa estratégia. Na maioria das vezes, os sites das lojas e principais marcas oferecem descontos em seus sites e através do e-commerce de grandes varejistas.

4 – Comércio local

Incentivar o comércio perto de casa, dando preferência para produtos artesanais, ajuda não só a economizar, mas também a fazer girar a economia local. Aqui também valem os presentes artesanais, feitos por você mesmo, e que podem agradar e muito as pessoas queridas, além de conferir um toque de exclusividade ao item recebido.

5 – Prefira pagar à vista

O ideal é sempre tentar pagar à vista. Muitas lojas e marcas costumam dar descontos expressivos para essa modalidade. Inclusive, já existem lojas que, por meio de parcerias, conseguem dar desconto ainda maiores até para quem realiza o pagamento à vista via PIX ou por meio das chamadas carteiras digitais.

6 – Cuidado com parcelamentos

Se, mesmo assim, você ainda precisar parcelar, tome cuidado com os juros e evite parcelar em muitas vezes. A intenção é economizar ao máximo e não começar 2022 cheio de dívidas.

7 – Atenção ao seu próprio orçamento

Ao comprar um monte de “lembrancinhas”, você pode achar que está gastando pouco, mas ao colocar tudo na ponta do lápis, o valor final gasto pode ser bem grande e representar um grande transtorno no seu orçamento. Lembre-se que após as festas, as contas e obrigações financeiras de janeiro também chegarão.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte do grupo OutrosQuinhentos no Whatsapp! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clique aqui e entre direto no grupo.



, , ,