Estilo de Vida

7 dicas para levar uma vida mais leve

Ter uma vida mais leve é um desejo da grande maioria das pessoas.

Em meio a correria da rotina, muitos passam a viver no “modo piloto automático” e não vivem intensamente o aqui e agora. Outros, por sua vez, acumulam preocupações exacerbadas com o futuro, esquecendo de que o agora é tudo o que temos.

“Quando mudamos nosso ponto de vista sobre as situações, passamos a dar valor às pequenas coisas, a viver o momento presente sem pressões e cultivamos mais a autocompaixão, automaticamente trazemos mais leveza para a vida”, diz Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT.

Confira a seguir 7 dicas do especialista para uma vida mais leve:

1) Autoconhecimento antes de tudo.

Para uma vida com mais tranquilidade, é preciso refletir sobre valores, sejam eles familiares, pessoais ou profissionais. E também fazer uma lista de objetivos, pensando sobre os pilares que vão nortear as ações e atitudes em prol de sua realização. “Isso ajuda a pessoa a lidar com suas dificuldades e a lutar em prol de seus propósitos, o que a deixa mais segura e menos ansiosa”, diz Filipe.

2) A vida no presente aqui e agora.

É muito importante vivenciar cada instante em sua plenitude, livre dos pensamentos intrusivos e ansiosos sobre o futuro. Algumas práticas terapêuticas, como a meditação mindfulness (prática de atenção plena), podem auxiliar nesse sentido. A ideia é buscar viver um evento de cada vez, ciente de que ao longo do dia poderão surgir eventos agradáveis ou nem tanto (mas aceitando que estes fazem parte da vida).

3) Regulação emocional.

É preciso compreender as próprias emoções, buscando enxergar as situações da forma como elas realmente são, sem deixar que isso tenha impactos negativos e intensos sobre a saúde emocional. Esta é uma habilidade muito importante em nossas vidas, afinal, entender e gerenciar as emoções de maneira equilibrada é fundamental para relacionamentos interpessoais saudáveis, tomada de decisões assertivas e uma vida mais leve e gratificante.

4) Tenha uma rotina.

Entre as tarefas que costumam fazer parte da rotina, estão o trabalho, a escola e os momentos de lazer. Muito mais do que deixar a vida organizada, a rotina minimiza o estresse, já que tudo o que está estabelecido na agenda não gera ansiedade.

Além disso, ao estabelecer horas e momentos específicos para a realização das tarefas, acaba sendo mais fácil cumprir tudo o que precisa ser feito. “Com isso o tempo é otimizado e sobra mais tempo para a pessoa se dedicar a atividades prazerosas, como uma leitura, caminhada no parque ou assistir a uma série, por exemplo”, diz Filipe. Tudo isso contribui para dias mais leves!

✅ Leia também: Conheça 8 hábitos simples para adotar em 2024 e evoluir pessoalmente

5) Cultive amizades.

Contar com uma rede de apoio social positiva ajuda a controlar o estresse, a ansiedade e a combater doenças como a depressão e também contribui para que tenhamos uma vida com mais satisfação, felicidade e leveza. Uma revisão de 148 estudos feita nos Estados Unidos por especialistas da Brigham Young University e da University of North Carolina mostrou que pessoas com amizades sólidas tinham 50% mais chances de sobrevivência.

“Com os amigos, é possível compartilhar sentimentos, dúvidas, pedir aconselhamento e demonstrar afeto, o que é fundamental para a nossa saúde mental”, diz Colombini. “Somos movidos por conexões e ter uma sólida rede de amizades tem um impacto altamente benéfico na vida das pessoas”, conclui.

6) Cultive a autocompaixão.

A autocompaixão se trata da capacidade de ter um olhar mais compassivo para as adversidades e desafios da vida, o que é o oposto de se julgar, se punir e se criticar excessivamente por não ter conseguido ser ou fazer algo. “Ao compreendermos que somos seres imperfeitos e erramos em determinadas situações, podemos desenvolver mentalidade de que a melhor forma de lidar com isso é se acolhendo e se aceitando”, diz o psicólogo.

7) A vida é um aprendizado constante.

Seja no ambiente familiar ou profissional, com um acontecimento feliz ou um infortúnio, diariamente a vida oferece chances de aprendermos algo novo. “Quando existe uma abertura para o aprendizado, é possível desenvolver novas habilidades, tomar boas decisões, superar medos e ter uma vida mais leve, plena e feliz”, diz Colombini.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *