Após conseguir uma vaga de estágio, qual é o maior desafio?

Maioria dos jovens acha difícil demonstrar a própria capacidade

Da Redação | outrosquinhentos.com

Conseguir um estágio é o sonho de muitos jovens. Afinal, essa porta de entrada no mercado proporciona a tão requisitada experiência. Além disso, permite a aquisição de competências decisivas no mundo corporativo, bem como a chance de efetivação. Entretanto, após a conquista, os estagiários precisam enfrentar o dia a dia empresarial. Para entender melhor sobre o assunto, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios fez a seguinte pergunta aos estudantes: “após conseguir uma vaga de estágio, qual é o maior desafio?”. A pesquisa foi realizada entre 12 e 23 de outubro com 26.821 participantes, de 15 a 29 anos. A maioria deles tem incertezas sobre como expor os próprios conhecimentos.

Como resultado, 39,14% (10.499) dos respondentes afirmaram: “demonstrar minha capacidade”. Na visão de Vitória Sorato, recrutadora do Nube, para fazer isso é preciso ter pro atividade. “É muito significativo mostrar iniciativa, dar ideias e exibir a vontade de evoluir. Outro ponto de destaque é saber ouvir a equipe e os superiores, bem como entregar as tarefas com qualidade”, recomenda.

A segunda alternativa mais apresentada, com 30,81% (8.264), foi: “aprender as novas atividades designadas”. Segundo a selecionadora, ao iniciar em um estágio, é natural ter dúvidas quanto aos procedimentos da organização. Contudo, não se pode esquecer: esse é um momento de aprendizado. “Caso não tenha certeza sobre algum afazer ou decisão a tomar, pergunte ao gestor a fim de obter as respostas necessárias. Dessa maneira, não haverá risco de realizar alguma demanda erroneamente”, pontua.

Outros 12,88% (3.455) colocaram: “criar um bom relacionamento com os demais profissionais”. A especialista ressalta a importância desse primeiro contato. “Quando entramos em uma empresa, há um receio em como criar laços com os colaboradores mais antigos. Então, uma recomendação fundamental é se apresentar e informar aos demais sobre ter sido contratado há pouco. Assim, já se inicia o processo de comunicação, o qual leva ao bom convívio desejado na corporação”, orienta.

Já 11,68% (3.132) dos pesquisados disseram: “passar uma boa impressão para os gestores”. Para isso, a chave é exteriorizar o interesse em colaborar com a produtividade do negócio. “A dica é entregar as atividades dentro do limite de tempo requisitado e com qualidade, indagar quando houver questões e ter comprometimento com as responsabilidades designadas a você”, destaca Vitória.

Por fim, 5,48% (1.471) relataram: “cumprir as tarefas nos prazos estipulados”. Nesse ponto, a organização é o fator decisivo, por isso é uma competência muito procurada pelos contratantes. “A fim de ter sucesso nesse quesito, uma ação simples e prática é ter uma agenda. Assim, pode-se verificar quais entregas estão mais próximas, além de ter uma lista com a ordem de prioridades, colocando sempre em primeiro lugar as tarefas capazes de ocupar mais o tempo e com necessidade de apresentação mais rápida”, finaliza a recrutadora.

, , , , , , , ,