Quantas vezes você já deixou de cuidar da sua saúde bucal, por medo de ir ao dentista?
por Dr. Ricardo Chaguri, para outrosquinhentos.com* | Caçapava
23/05/2023 11h52
Muitas pessoas deixam os cuidados com a boca de lado por terem pavor do consultório. Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Odontologia apontou que três entre 10 adultos compartilham desse problema. Estudos também comprovam que quanto maior o medo de ir ao dentista, pior é a saúde bucal da pessoa.
Por muito tempo a ida ao dentista significava dor, sofrimento e as técnicas para se evitar extrações de dentes eram mínimas. Não havia tantas ferramentas e tecnologias que tornavam a consultora odontológica mais confortável. A falta de informação também era grande, e muitos pacientes chegam na cadeira com a saúde bucal comprometida.
Hoje em dia ainda há quem tenha medo, e os principais fatores apontados são o medo de agulha, do barulho do motor e de que o sorriso não vai ficar como sonhou. Ao favor dos profissionais dentistas, a tecnologia odontológica evoluiu muito, as novas ferramentas tecnológicas, procedimentos e atendimento humanizado tem mudado a ida ao consultório.
Alguns avanços tecnológicos que com certeza farão a sua visita ao dentista muito mais confortável e rápida:
Diagnóstico preciso
A tecnologia moderna permite diagnósticos mais precisos e rápidos. Por exemplo, imagens digitais de alta resolução, como radiografias digitais, tomografias computadorizadas (TC) e imagens por ressonância magnética (IRM), para visualizar detalhadamente os dentes, ossos e tecidos moles. Isso facilita a detecção de problemas dentários, como cáries, infecções, tumores e anomalias estruturais.
Tratamento avançado
A tecnologia trouxe muitas melhorias nos tratamentos odontológicos. Os avanços incluem a utilização de lasers para tratar cáries e doenças periodontais, que são menos invasivos e podem reduzir o desconforto do paciente. Além disso, a tecnologia CAD/CAM (projeto e fabricação assistidos por computador) permite que criemos restaurações dentárias, como coroas e facetas, de forma rápida e precisa, utilizando scanners intraorais e fresadoras computadorizadas.
Biotecnologia
A princípio, as células-tronco possuem uma grande capacidade de estimular a regeneração dos tecidos. Dessa forma, o uso está se popularizando na odontologia, pois facilita a regeneração dos tecidos gengivais ou da polpa dental em dentes danificados, o que evita procedimentos dolorosos aos pacientes.
Experiência do paciente aprimorada
A tecnologia tem o potencial de tornar as visitas ao dentista mais confortáveis e convenientes para os pacientes. Por exemplo, as técnicas de anestesia computadorizada oferecem um controle mais preciso da administração de anestesia, reduzindo a probabilidade de desconforto.
Prontuários eletrônicos e gestão de dados
Os prontuários eletrônicos permitem que os dentistas registrem, armazenem e acessem informações dos pacientes de forma digital. Isso facilita o compartilhamento de dados entre o profissional e o paciente. Além disso, a gestão de dados e a análise de informações podem ajudar os dentistas a oferecerem um atendimento personalizado.
*este conteúdo é uma contribuição de Dr. Ricardo Chaguri, dentista formado pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em periodontia – especialidade da odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e fixam os dentes, como as gengivas. Possui ainda formação em implantes e próteses dentárias. Ricardo está a frente da clínica Odontológica Renovara Odontologia, que fica em Caçapava, e é especializada em reabilitação oral. Os textos dos colunistas são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião de outrosquinhentos.com
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!