Beabá dos cursos online: 5 dicas para acertar na escolha

O que os alunos precisam ficar de olho para buscarem as opções de cursos online mais certeiras para suas necessidades?

Da Redação | outrosquinhentos.com

Seja para o ensino básico, para uma especialização ou, quem sabe, para desenvolver um novo hobby, o ato de estudar é uma constante no dia a dia de crianças, adolescentes e adultos. E, para aqueles que desejam aprender assuntos diferenciados e que normalmente não são ensinados nas escolas e faculdades, as plataformas de cursos online têm ganhado as “graças” do público por conta de seus formatos e opções diferenciadas.

Para se ter uma ideia, o formato tem ganhado tanto destaque nos últimos anos e, em especial durante o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, que segundo estudos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, os cursos profissionalizantes online atingiram a marca de 1.3 milhão de estudantes em 2020. Além disso, a PNAD também identificou um aumento de 9% nas matrículas em aulas de Ensino à Distância somente no segundo semestre do último ano.

Mas, em meio a tantas possibilidades, como decidir qual o melhor caminho seguir? Visando auxiliar aqueles que ainda desejam retomar os estudos e estão perdidos nesta busca, Sergio Agudo, CEO da Curseria, plataforma de cursos online que alia educação ao entretenimento, separou algumas dicas de ouro para esta empreitada. Confira!

Em primeiro lugar, defina suas metas e objetivos

Uma coisa é fato: existem conteúdos e ferramentas para todos os tipos de necessidades e gostos. Por isso, antes de investir em algum curso, é necessário ter um momento de reflexão e entender quais são os seus gostos, sonhos e objetivos daqui para frente. Está sentindo que está ficando para trás em relação à sua área de atuação? Sempre teve curiosidade em saber como é o processo criativo daquela personalidade que tanto admira? Quer se antecipar e ditar tendências no seu trabalho ou em algum outro segmento? Uma vez que conseguiu identificar essas ou outras questões, garanto que seu olhar estará mais direcionado e as buscas serão mais efetivas!

Entenda sua rotina

Hoje em dia existem diversas plataformas e escolas que possibilitam o ensino à distância, o que garante uma maior comodidade aos estudantes. Contudo, engana-se quem pensa que todas possuem o mesmo formato! Da mesma maneira que existem aulas que podem ser acessadas de qualquer dispositivo e em qualquer dia e horário, como é no caso da Curseria, existem outras plataformas que contam com o mesmo formato das escolas, com dias e horários definidos para a realização das aulas. Por isso, é importante ter em mente como anda sua rotina e sua disposição antes de pagar por um conteúdo que, talvez, você não conseguirá acompanhar por falta de tempo e/ou cansaço.

Busque cursos com professores que são autoridade no assunto

O mercado de cursos online tem crescido exponencialmente nos últimos anos, mas nem por isso quer dizer que todas as opções disponíveis contam com profissionais realmente inteirados no assunto. Por isso, é de suma importância que o estudante faça uma boa pesquisa e avalie as expertises da plataforma e do professor indicado, a fim de garantir uma boa qualidade nos estudos e melhor aproveitamento do conteúdo.

Fique de olho nas avaliações de outros estudantes

Muito além de definir qual é o tipo de curso online que deseja fazer, também é importante buscar por instituições de confiança e que, de fato, forneçam um bom conteúdo para você. Por isso, é importante ficar de olho no que outros estudantes e o mercado têm falado sobre a plataforma, o professor e o conteúdo escolhidos. Assim, é possível filtrar melhor e evitar qualquer tipo de enrascada, economizando tempo, dinheiro e possíveis dores de cabeça antes de fechar “às cegas” com alguém.

Entenda quais são os custos-benefícios do curso escolhido

Antes de investir, busque saber quais são os retornos que você terá com o curso escolhido e ele atende suas necessidades. Se o intuito é se profissionalizar e incrementar seu currículo, fique de olho na certificação! Além disso, veja se a plataforma escolhida lhe dá todo o material de apoio necessário para aproveitar ao máximo as aulas ou se terá de arcar com mais este custo.



, , ,