Carnaval: como se divertir sem deixar de lado hábitos saudáveis?

Hidratação e boa alimentação são o segredo para aguentar os cinco dias de folia. Abusar de líquidos e investir em frutas são dicas preciosas de nutricionistas

por outrosquinhentos.com

O Carnaval está chegando, e com ele vem folia, diversão e, para muitos, bebidas alcoólicas e refeições fora da rotina. É importante lembrar, entretanto, de manter uma alimentação saudável nesses dias de festa e, assim, garantir um up na imunidade e pique para aproveitar ao máximo o feriado.

De acordo com Luiza Ferracini, nutricionista da Dietbox, manter-se hidratado é imprescindível nesses cinco dias. “Beber bastante água e comer frutas com muito líquido, como melancia ou melão, são atitudes importantes e fáceis para repor os líquidos perdidos com a transpiração e o álcool, uma vez que a bebida estimula as pessoas a irem ao banheiro mais vezes que o normal”, recomenda a especialista. O aconselhável é que cada pessoa tome 2 litros de água por dia, já no carnaval, devido à mudança de rotina, recomenda-se mais do que isso diariamente. Outras opções para permanecer hidratado na folia são água de coco, suco de frutas e chá gelado natural.

Além disso, a profissional diz que alimentar-se bem e descansar bastante ajuda a ter pique para todos os dias de festa. “É importante apostar em alimentos que forneçam energia, como integrais e naturais, e com pouca gordura, evitando doces e fritura. Alguns exemplos fáceis e que podem ser considerados são: açaí com granola; macarrão integral com brócolis e carne; e frutas ricas em potássio, como banana. “Além disso, é bom ter sempre em mãos algum snack caso precise, como castanhas; nozes ou frutas secas. Se for para algum lugar que não permite entrada de alimento, o ideal é ter uma boa refeição antes e, no local, comer produtos não muito industrializados”, comenta.

Luiza também afirma que fazer mais refeições e em menores quantidades é o ideal, pois é possível se manter bem alimentado e evitar a moleza e preguiça típicas após uma grande refeição.

Após o grande feriado, para voltar à rotina, a nutricionista recomenda fazer exercício físico e comer alimentos de alta qualidade nutricional como folhas de cor verde escura, alimentos amarelos e arroxeados e cereais integrais. “Seguindo essas dicas, ajudamos a manter o funcionamento normal do organismo e deixamos um pouco mais longe a famosa ressaca, além de facilitarmos a readaptação ao dia a dia depois do feriado mais animado do ano”, conclui a especialista.

Dicas de alimentação saudável para aguentar a folia

Para que a energia não acabe antes da folia, o ideal é tomar alguns cuidados com a alimentação e principalmente com a hidratação, afinal, o esforço é intenso, o calor é forte e isso exige muito das condições físicas dos foliões, sem contar que uma das bebidas mais consumidas são as alcoólicas e, com a desculpa de que “tudo é festa”, as pessoas tendem a exagerar.

No entanto, para a nutricionista Adriana Stavro, o excesso de álcool e comidas nem sempre saudáveis, pode ser prejudicial. A falta de líquidos, bem como as noites mal dormidas e o excesso de exposição ao sol, também podem trazer alguns malefícios a sua saúde. Para não esgotar o corpo e acabar perdendo o carnaval, aqui vão algumas dicas de como se alimentar e se hidratar corretamente nestes dias de tanta agitação.

Nas principais refeições (almoço e jantar), procure comer carboidratos como arroz integral, macarrão, batata doce, mandioquinha, inhame, cará, pois são altamente energéticos. Eles oferecem o principal combustível para o fornecimento de energia, a glicose. Grãos como a granola, os flocos de aveia, a quinoa e o amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas, que podem ser consumidos no café da manhã ou nos lanches intermediários. Os sanduíches de pão integral ou multi grãos também são uma boa sugestão tanto para lanches como para um jantar acompanhado de uma salada. O de atum em conserva e folhas é uma delícia além de ser rico em proteínas e antioxidantes.

Frutas como manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricas em potássio e em vitamina C, essenciais para um bom trabalho muscular. Devem ser consumidas diariamente no café da manhã, lanches, sobremesa.

A hidratação é fundamental. Durante a festa, hidrate-se o tempo todo. Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso, é interessante o uso de isotônicos naturais como a água de coco. Caso consuma bebidas alcoólicas, faça com moderação e nunca com o estômago vazio, para evitar quadros de hipoglicemia. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água.

Castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, avelãs e pistache podem ser consumidos como um pequeno lanche ou nas saladas. Experimente também as frutas secas como as tâmaras, damascos e uvas-passas como sobremesa.

Mel. Composto por glicose e frutose, carboidratos simples que fornece energia rapidamente. Pode ser encontrado em sachê que é uma opção para repor as energias durante a folia. Pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí. Mas não exagere na quantidade. (Não é indicado para pacientes com diabetes)

Geleia Real ajuda melhor a disposição física. Deve ser consumida pela manhã para garantir energia ao longo do dia. Pode ser encontrada em farmácias em cápsulas ou em forma de geleia. É indicado tomar 1 cápsula ao dia pela manhã com um pouco de água. Se preferir pela geleia real natural, o ideal é colocar uma colher de café debaixo da língua para que ela seja melhor absorvida pelo corpo.

Após a festa, o ideal é repousar bastante, tomar muita água, água de coco, sucos naturais, chás. A alimentação deve ser leve. Uma sopa ou salada com uma porção de proteína magra grelhada são muito indicadas. Evite alimentos muito gordurosos e condimentados.

, , , , , , , , , , ,