[ESPECIAL BLACK FRIDAY] Evite ciladas na hora da compra

Consumidores estão cada vez mais familiarizados com o evento, mas ainda é preciso tomar alguns cuidados antes das compras. Black Friday 2018 acontece em 23 de novembro

Da Redação

A Black Friday, uma das datas mais importantes para o e-commerce brasileiro, este ano, está marcada para o dia 23 de novembro e muitos consumidores já se estão se preparando para ir às compras no final do mês. No entanto, para conseguir economizar nos produtos e evitar possíveis complicações, é importante ficar atento às promoções e condições oferecidas pelas lojas online. Confira as principais dicas e cuidados que devem ser considerados na hora de fazer compras na Black Friday 2018.

Compare os preços

Comparadores de preços são sempre uma ótima opção para se certificar de que está fazendo um bom negócio. Tente acompanhar os seus produtos prediletos antes da data e avaliar se há realmente variação de preço nas ofertas apresentadas. No Google Shopping, por exemplo, é possível fazer buscas por itens específicos ou categorias, filtrar por faixa de preços, marcas e modelos. A ferramenta permite ainda montar uma lista com os produtos que devem ser considerados para monitoramento.

Analise as formas de pagamento

Comparar diferentes formas de pagamento também pode ser fundamental para conseguir economizar ainda mais na Black Friday. Muitas lojas online costumam oferecer promoções especiais para novos usuários ou clientes que optarem por fazer o pagamento via boleto bancário ou utilizando redes de pagamento da própria loja, com abatimento ou devolução de até 15% no valor da compra. Sites como Saraiva, Submarino e Americanas.com são alguns dos que oferecem o benefício.

Fique de olho nos cupons de desconto

Além dos tradicionais descontos oferecidos, algumas lojas online disponibilizam códigos promocionais que possibilitam até 30% de desconto a mais nos produtos. Para os usuários que pretendem acompanhar as ofertas da Black Friday e as lojas que oferecerão cupons de desconto, o site do Cuponomia disponibiliza uma lista com códigos promocionais exclusivos para a data. Os cupons oferecidos serão atualizados pelo site até a data do evento.

Atenção aos prazos e valor da entrega

No e-commerce, o preço do frete é um dos fatores mais relevantes para a conclusão da compra. É importante conferir se os produtos que estão com os melhores preços na loja online também oferecem boas condições para a entrega. Alguns e-commerces, que também possuem lojas físicas, oferecem a opção de fazer a compra pela internet e retirar o produto no estabelecimento mais próximo com frete gratuito, dependendo da compra, essa pode ser a alternativa com maior vantagem para o consumidor.

Para quem pretende adiantar as compras de Natal, a atenção ao prazo do frete deve ser ainda maior, pois, devido a grande demanda de pedidos na data, alguns produtos podem levar mais tempo para a entrega.

Cheque a reputação da loja

Antes finalizar a compra, é recomendável que se cheque a reputação da loja online, o consumidor conta com serviços como o PROCON e o IDEC para fazer esta verificação, além do site de proteção ao consumidor Reclame aqui, bastante utilizado por usuários de e-commerce. Verifique as reclamações mais recorrentes na loja e se há registro de alguma ocorrência grave. Também é possível consultar pelo aplicativo disponível para Android e iOS.

, , , ,