City Tour terá visita ao CSI e Cemaden neste sábado

CSI faz parte do programa São José Unida que reduziu drasticamente os indicadores criminais na cidade

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos | Foto de Capa: Adenir Britto/PMSJC
29/03/2022 22h46

O programa City Tour da Prefeitura de São José dos Campos programou para este sábado (2) visitas ao CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e ao Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), localizados no Parque Tecnológico.

Os passeios são gratuitos e os participantes durante as visitas receberão informações técnicas sobre o funcionamento dos dois centros.

Os deslocamentos serão feitos por meio de um ônibus especial destinado ao programa, coordenado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura.

A concentração para a saída está marcada para 8h30 na portaria de entrada do Parque da Cidade Roberto Burle Marx. O encerramento está previsto para 12h, com retorno ao Parque da Cidade.

As inscrições podem ser feitas pela Central 156 até 18h de sexta-feira (1) até o limite de 20 pessoas.

Atrações

O CSI iniciou suas operações em 6 de abril de 2021 e rapidamente se tornou referência nacional em videomonitoramento para aplicação em áreas como Segurança, Mobilidade, Defesa Civil e Ação Social.

Pela central de monitoramento são feitos o controle e a operação de 1.000 câmeras inteligentes instaladas na cidade. Os equipamentos possuem funções como reconhecimento facial e atualmente fazem a leitura de 3 milhões de placas de veículos por dia.

Pelo sistema também é possível monitorar, por exemplo, o transporte coletivo, os semáforos inteligentes, o fluxo do trânsito e o sistema que controla e informa em painéis as vagas do estacionamento rotativo na cidade.

O Centro de Segurança e Inteligência também vem tendo papel fundamental na redução da criminalidade, agilizando o combate aos crimes e até localizando foragidos da Justiça.

No Cemaden, os visitantes terão a oportunidade de conhecer como é feito o monitoramento de desastres naturais em todo o território nacional.

Criado em 2011, o Cemaden tem como missão realizar o monitoramento e a emissão de alertas de desastres geo-hidrológicos, além de desenvolver e disseminar conhecimentos científico-tecnológicos.

Atualmente, o centro monitora 959 municípios brasileiros, com cerca de 50 mil áreas suscetíveis a deslizamentos, inundações e enxurradas.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte do grupo OutrosQuinhentos no Whatsapp! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clique aqui e entre direto no grupo.



, ,