Como a auriculoterapia pode tratar as sequelas da Covid-19?

Técnica eficaz traz benefícios para a saúde e promove bem-estar para pessoas que sofrem com os efeitos da doença

Da Redação | outrosquinhentos.com | São Paulo

Desde o início de 2020, a Covid-19 tem feito parte da vida de milhões de brasileiros. Para além daqueles que venceram a doença, no entanto, há também quem ainda sofra com as sequelas deixadas pelo vírus. Ausência de paladar ou de olfato, fadiga, queda de cabelo, dor de cabeça, são apenas alguns dos sintomas sentidos pelos “recuperados”. Mas uma técnica natural pode ser a saída para deixar esses efeitos para trás.

A auriculoterapia, técnica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1978 e aprovada pelo Ministério da Saúde, é eficaz, segundo pesquisas, no tratamento de diversas doenças, dentre elas as sequelas deixadas pela Covid-19. A especialista em Acupuntura e docente na área de Auriculoterapia, Lirane Suliano, explica que o procedimento, por não utilizar medicamentos, é uma alternativa natural e que não traz efeitos colaterais para os pacientes.

“A auriculoterapia é uma técnica que não utiliza medicamentos, o que é um grande diferencial se você imaginar que os pacientes ‘long haulers’, nome dado àqueles que apresentam a síndrome pós-Covid, podem estar utilizando medicação contínua. Desta forma, poder tratá-los sem acrescentar novos medicamentos, que afetam ainda mais sua condição clínica, oferece grandes benefícios e traz efeitos analgésicos rápidos”, explica a especialista.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde e os conselhos estaduais e municipais podem incluir e divulgar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) na assistência ao tratamento para combater a Covid-19. A aprovação foi dada, em 2020, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

As Pics são reconhecidas pela OMS, que orienta os países a adotarem as práticas nos seus sistemas públicos. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) começou a implementar essas terapias em 2006 e, atualmente, conta com 29, sendo a auriculoterapia uma delas.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte do grupo OutrosQuinhentos no Whatsapp! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clique aqui e entre direto no grupo.



, , , ,