Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho

por Madalena Feliciano, para outrosquinhentos.com*
14/06/2022 19h36

Com o mercado cada vez mais competitivo, existem várias estratégias para conseguir destaque dentro do trabalho. Entretanto, essas táticas podem ser baseadas em valores não muito éticos, como por exemplo, a falsidade.

A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa? A pessoa falsa pode se passar por uma pessoa gentil e prestativa. Porém, também é possível perceber que ela também fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora.

Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa, muito provavelmente, só pensa nela mesma e nas conquistas que pretende alcançar.

É preciso alertar que a máscara, uma hora ou outra, vai cair. Se você ainda não sabe se aquele ou aquela colega é dissimulado, não se preocupe. Com o tempo, você vai perceber se a pessoa se contradiz, se ela fala mal de alguém pelas costas e vai acabar identificando a falsidade ali.

Mas como agir para não causar problemas no trabalho?

Imagine que você seja o assunto da pessoa falsa, que está tentando te colocar em um nível inferior em relação aos seus outros colegas e chefes. Como você reagiria? Muitas pessoas com certeza iriam discutir e cobrar satisfação. Porém, esse pode não ser o melhor caminho.

Resolver a situação com um diálogo pode ser a melhor atitude, mas desde que o diálogo seja feito de maneira discreta. Isso porque originar situações de discussões acaloradas e brigas no ambiente de trabalho pode ser muito prejudicial para a sua carreira, podendo levar até demissão. O primeiro passo que deve ser tomado com essas pessoas é se afastar. É necessário se afastar das pessoas que querem impedir seu progresso. Gastar energia com quem não deseja seu bem pode ser muito desgastante e te atrapalhar.

No entanto, afastar-se não significa que você deve parar de falar e ignorar a existência da outra pessoa. A relação com a pessoa deve existir, sendo estritamente profissional. O problema é querer ser amigo dessa pessoa.

Dessa maneira, com o tempo, a pessoa que prefere se tornar um personagem no trabalho vai perdendo mais espaço, por isso, não é preciso dar muita atenção a essas pessoas. Saber trabalhar em equipe pode ser um diferencial seu no mercado e essas pessoas vão se complicar nesse sentido. Por isso, quem convive com uma pessoa falsa pode ficar tranquilo e manter todo o foco apenas no seu trabalho que no final você será recompensado.

*este conteúdo é uma contribuição de Madalena Feliciano, gestora de carreiras. Os textos dos colunistas e convidados são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião de outrosquinhentos.com
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clicando aqui.



, , , ,