Pequenos detalhes determinam como comprar seu apartamento com responsabilidade

O sonho da casa própria é o desejo de grande parte dos brasileiros; mas é preciso ter cautela na hora de adquirir uma residência; Confira abaixo cinco dicas para comprar seu apartamento

Da Redação

Sair do aluguel faz com que a vida familiar ganhe mais estabilidade e segurança. É comum famílias que parcelam em 20 ou até 30 anos a compra da moradia. Por isso é bom prestar bastante atenção nas dívidas durante o tempo do financiamento para evitar ter surpresas no final do mês ou ter o orçamento estourado. Lucas Araujo, superintendente de marketing da Trisul, lista cinco dicas para quem quer comprar seu apartamento com responsabilidade.

1-Escolha o melhor momento

A decisão de comprar um apartamento leva em conta uma série de questões. É preciso definir onde vai comprar o empreendimento, em quantas parcelas e fazer uma análise do mercado imobiliário – “Comprar o imóvel próprio requer muita pesquisa e planejamento, é preciso pesquisar sobre o empreendimento em que vai fechar negócio e também ver se é vantajoso para você e sua família firmar residência neste local. Essas ponderações evitam que o comprador tome uma decisão precipitada”, explica Lucas.

2-Faça um planejamento

Planeje o seu mês desde o começo. Anote todas as despesas e divida em gastos fixos e gastos pontuais. “Para quem quer comprar um apartamento por meio de um financiamento imobiliário é precisa ter organização financeira e tomar cuidado com gastos supérfluos”, aconselha Lucas.

3-Utilize seu FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado como uma forma de pagar menos juros, reduzindo o total das parcelas, dependendo da modalidade do imóvel, e da fase em que se encontra da obra O FGTS rende 3% no fundo, é um tipo de investimento com juros menor que o da inflação – “Vale a pena utilizar esse recurso no abatimento do valor financiado”, oriente.

4- Atenção para a localização do imóvel

O bairro em que a residência está localizada pode também contribuir muito para a sua valorização. Lucas explica que apartamentos localizados perto de escolas, bancos, farmácias, metrô, mercados e hospitais são vantajosos para as famílias – “Morar perto dos principais eixos facilita o dia a dia da família, além disso, apartamentos nessas áreas tendem a ser bons investimentos, já que são valorizados cada vez mais. Produtos próximos aos locais de trabalho tendem a ter uma maior procura.”, revela o superintendente de marketing.

5-Utilize seu 13º ou férias

Para antecipar ou garantir o pagamento de mais parcelas é interessante utilizar o 13º ou as férias – “Separar esse dinheiro para quitar uma parcela é uma ótima forma de amortizar prestações e diminuir os juros, e ajudar a acabar com algumas taxas operacionais, já que você pode quitar algumas parcelas de uma única vez”.

, , , , , , , , ,