Concursos públicos: exames toxicológicos e aptidão física também podem ser eliminatórios

Se você está em busca de uma nova oportunidade de trabalho, ou da famosa estabilidade na carreira através dos concursos públicos, é bom ficar atento: alguns exames descritos no edital são obrigatórios e eliminatórios

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos

No decorrer deste ano espera-se um verdadeiro “boom com a abertura de concursos públicos por todo o país nas mais diversas áreas, no entanto, além da matéria na ponta da língua é importante que a saúde também esteja em dia. Por isto, fique atento, alguns exames como toxicológicos e aptidão física podem ser exigidos no edital.

O alerta é do diretor da Soeclin Saúde em São José dos Campos/SP, Roberto Mantovani Jr., que ressalta a importância da leitura do edital na íntegra. “O exame toxicológico, por exemplo, aparece em vários editais como obrigatório, e são exigidos geralmente na etapa médica ou na fase final do certame. Mas, infelizmente, muitas pessoas não se atentam a isso e acabam perdendo grandes oportunidades”, diz.

Leia também: Especialista dá dicas para melhorar comunicação no ambiente corporativo

A solicitação do exame toxicológico, segundo ele, é bastante comum em concursos para as Forças Armadas, polícias Militar e Civil, Guarda Civil, na área de saúde em geral, assim como também para alguns órgãos públicos.

Para o diretor, assim como a pessoa estuda para a prova, é necessário que também se prepare para os exames de saúde, já que em alguns casos há exigências para a coleta do material. Geralmente os editais pedem exames toxicológico de larga janela de detecção ou exame de queratina, que é o mesmo procedimento, podendo ser de 90 ou 180 dias. “Para a coleta do cabelo, o fio deve estar com no mínimo três centímetros de comprimento (90 dias) ou seis centímetros (180 dias)”, esclarece. Já para a coleta de pelos do corpo, como tórax, penas e braços, não há exigência do comprimento.

Uma dúvida bastante comum entre os participantes dos concursos, segundo Mantovani, é em relação aos produtos utilizados nos cabelos antes da coleta. “Gel de cabelo, tinturas ou shampoos não influenciam o resultado, porém deve-se evitar cabelos molhados e apliques”, explica.

APTIDÃO FÍSICA

Mantovani enfatiza ainda que, outra solicitação muito corriqueira em concursos, principalmente nos editais do Corpo de Bombeiros, são as comprovações física, ou o chamado Exame de aptidão física. “Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do perfil profissional, pode ser um dos requisitos básicos para a contratação”.

A Soeclin Saúde é especializada e faz avaliações clínicas para os concursos. Entre os principais exames complementares solicitados pelo médico examinador estão: eletrocardiograma, espirometria, teste ergométrico e exames laboratoriais. “Os concursos são diferentes um dos outros e podem mudar o tipo de droga solicitada quando toxicológico ou o tipo de exame complementar solicitado quando aptidão física.  Por isto, a leitura e avaliação de cada edital na íntegra é primordial”.

Na Soeclin, acrescenta, após o médico definir os exames necessários, é feito o agendamento para comparecimento e realização dos mesmos na clínica. “Inclusive, trabalhamos com médicos especialistas nas áreas da cardiologia e neurologia para laudar os resultados dos exames realizados utilizando a Telemedicina. Que é uma grande aliada da saúde nos dias modernos”, ressalta o diretor.

Outro fator que merece atenção é não deixar para a última hora e, principalmente, verificar o prazo de entrega dos resultados dos exames: “A Soeclin entrega todos os resultados em no máximo sete dias, inclusive o exame toxicológico, o que em alguns locais pode-se chegar a 25 dias, compara o diretor. A concorrência em concursos é grande e qualquer descumprimento do edital pode dar a vaga para outra pessoa. Fique atento para não deixar seu sonho escapar”.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte do grupo OutrosQuinhentos no Whatsapp! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clique aqui e entre direto no grupo.



, , , ,