Confira 5 dicas para economizar na Black Friday 2021

Educadora financeira e especialista em finanças, Luciana Ikedo, alerta para perigo de fraudes, mas também ressalta que é possível sim economizar na data

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos

A Black Friday é uma data comercial muito popular com descontos para encher os olhos de muitos. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não cair em ciladas, comprometendo o orçamento de um ano inteiro. A educadora financeira e especialista em finanças, Luciana Ikedo, separou algumas dicas que podem ajudar a aproveitar ao máximo esse período sem maiores prejuízos. Confira!

Leia também: A Black Friday do Pix: como evitar fraudes online

• O ideal é possuir uma reserva financeira para adquirir o produto desejado, sempre avaliando as condições de pagamento: se o desconto à vista é maior, se há parcelamento etc. “O mais importante é que a compra seja realizada de forma consciente e que caiba no orçamento. E, neste caso, planejamento é tudo e mais um pouco”, reforça a especialista. Se a ideia é comprometer a renda futura, comprando no crédito, é preciso ficar ainda mais alerta e se planejar para não se endividar.

• Pesquisar diferentes marcas e lojas com antecedência também pode ser uma boa estratégia. Assim, haverá total certeza de que o valor que está sendo praticado é realmente uma oportunidade e não uma enganação. “Utilize sites que monitoram os preços, eles costumam ter históricos de até seis meses do preço dos produtos, o que vai permitir que você consiga distinguir fraudes, das promoções verdadeiras”, reforça Ikedo.

• Hoje já existem muitos sites de cupons e cashbacks operando no Brasil. Os cupons de desconto oferecidos pelo e-commerce funcionam como uma boa estratégia para ajudar a economizar na compra dos presentes. O Cuponomia, por exemplo, é um portal que reúne cupons e cashback (dinheiro de volta) para mais de 2 mil lojas, e disponibiliza uma lista com milhares de descontos em brinquedos e outros produtos infantis. Os descontos podem ser acessados através do link .

• Desconfiar de descontos muito acima da média e da realidade e, em caso de compras online, ficar muito atento a veracidade do site em questão para não cair no famoso “phising”, páginas falsas que imitam as originais com objetivo de roubar dados de compras dos consumidores.

• É preciso pechinchar, mesmo na data. “Muitas marcas costumam, inclusive, postar promoções exclusivas para os seus seguidores nas redes sociais, vale ficar de olho”, finaliza Luciana.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clicando aqui.



, , , ,