Conselho Tutelar Sul ganha nova sede ampla e moderna

A nova sede garantirá melhores condições de trabalho para os conselheiros e otimizará o serviço prestado à população

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos | Foto de Capa: Adenir Britto/PMSJC
17/03/2022 11h37

Após 20 anos, o Conselho Tutelar Sul ganhou nova sede, mais ampla, moderna e acessível para garantir melhores condições de trabalho para os conselheiros e atendimento ainda mais rápido e eficiente à população.

Desde esta terça-feira (15), a unidade está funcionando na avenida Cidade Jardim, 5.431, no Bosque dos Eucaliptos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O prédio possui cinco salas de atendimento, uma para cada conselheiro, além de sala de reunião, sala administrativa, sala de arquivos, cozinha com copa e três banheiros.

Também abriga brinquedoteca para as crianças se divertirem enquanto seus pais são atendidos pelos conselheiros.

A brinquedoteca: diversão para crianças enquanto pais são atendidos

Trabalho integrado

Com a mudança de sede, o Conselho Tutelar Sul aumentará a integração com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Sul, que ocupará o mesmo prédio nos próximos dias.

“É um avanço incrível para resolver os problemas da infância e da juventude em São José. O Conselho Tutelar Sul em um prédio conjugado com o Creas Sul trará resultados melhores”, disse o juiz da Vara da Infância e Juventude de São José, Marco César Vasconcelos Souza.

“A cidade ganhará muito com esta interação. Espero que os outros conselhos tutelares em breve também estejam integrados aos Creas de suas regiões”, completou.

Mais eficiência

Os conselheiros elogiaram a Prefeitura pela nova sede e destacaram a importância da melhoria das condições de trabalho para prestarem um serviço ainda melhor à população.

“Mudar para um prédio amplo e moderno como este, após 20 anos na sede antiga, é a realização de um sonho. Consideramos este prédio adequado para realizarmos um trabalho eficiente e cada dia melhor para os munícipes”, afirmou o coordenador do Conselho Tutelar Sul, Alessandro Aparecido Mirachi, conselheiro há 6 anos.

“Estamos muito felizes com esta mudança de sede. Para nossa atuação, é fundamental um ambiente de trabalho acolhedor e com boa estrutura para atendermos a população com sensibilidade, qualidade e eficiência”, disse Gemima Oliveira, conselheira desde 2020.

Reestruturação

A implantação da nova sede integra o processo iniciado em 2018 pela Prefeitura de modernização e readequação da estrutura dos Conselhos Tutelares de São José.

Naquele ano foi realizada a mudança da sede do Conselho Tutelar Centro. Em 2020, a cidade ganhou o Conselho Tutelar Leste, ampliando a abrangência do trabalho.

Cada Conselho Tutelar possui cinco membros. Cabe a eles assegurar a todas as crianças e adolescentes os direitos à sobrevivência (vida, saúde, alimentação), ao desenvolvimento pessoal e social (educação, cultura, lazer e profissionalização) e à integridade física, psicológica e moral (liberdade, respeito, dignidade e convivência familiar e comunitária).

Os Conselhos Tutelares atuam na garantia de direitos, como órgãos que exigem o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A Prefeitura dá estrutura de trabalho para os conselheiros, arcando com despesas como locação dos imóveis, consumo, pessoal e serviços terceirizados.

Os Conselhos Tutelares

Sul

Endereço: Avenida Cidade Jardim, 5.431, no Bosque dos Eucaliptos

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: 3934-7005

Centro

Endereço: Rua Major Francisco de Paula Elias, 255, Vila Adyana

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefones: 3921-8705 e 3921-4525

Leste

Endereço: Rua dos Trevos, 56, Jardim Motorama

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: 3922-7418

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte do grupo OutrosQuinhentos no Whatsapp! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clique aqui e entre direto no grupo.



, , , ,