Consumir frutas no verão ajuda a manter o corpo hidratado e a pele protegida

Frutas ricas em água e fontes de antioxidantes estão entre as indicações de nutricionista para quem quer manter a saúde do corpo e da pele no verão

por outrosquinhentos.com

Com a alta das temperaturas, alguns cuidados com a saúde são essenciais para aproveitar a estação mais quente do ano. Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, o calor faz com que o corpo perca mais líquidos e eletrólitos pelo suor. E, para que isso não se torne um problema, é necessário ficar atento à hidratação. Além de aumentar a ingestão de água, chás e água de coco, você sabia que as frutas também são uma ótima pedida para os dias mais quentes?

Segundo a especialista, todas as frutas são bem vindas durante essa época, mas especialmente as que são ricas em líquidos e em antioxidantes podem fazer a diferença no organismo e até mesmo na proteção da pele durante o verão!

“Para ajudar a hidratar, a melancia é a principal indicação e não é por menos: mais de 90% da fruta é composta por água. O abacaxi e o melão também são campeões no quesito teor de líquidos. Essas opções ainda são fontes de vitaminas e minerais benéficos para o corpo e muito saborosas e refrescantes”, ressalta Renata.

As frutas cítricas – fontes de vitamina C também entram na lista, já que possuem um importante papel antioxidante e na produção de colágeno. Bons exemplos são: laranja, mexerica, abacaxi, acerola, maracujá, kiwi, morango, carambola, limão e goiaba.

“As de cor avermelhada, como a melancia, o morango, a maçã, a goiaba, a pitaya rosa e o açaí também contribuem nessa função, uma vez que são ricas em substâncias antioxidantes e podem apresentar função fotoprotetora”, acrescenta a nutricionista.

E, já que estamos falando de verão, vale ainda investir nas frutas que ajudam a dar aquela segurada na cor dourada da pele, como a manga e o mamão. A nutricionista do Oba Hortifruti explica que essas opções são ricas em betacaroteno, substância que atua protegendo e prolongando o bronzeado.

Agora que você já sabe quais são as melhores opções para serem consumidas nos dias mais quentes, lembre-se de ficar atento à forma de armazenar esses alimentos.

No calor, a tendência é que as frutas estraguem com mais facilidade, por isso, para reduzir o desperdício e prevenir intoxicações alimentares, o indicado é guardar os alimentos frescos sob refrigeração e comprar aos poucos, para dar tempo de consumir tudo o que estiver na geladeira antes que percam as qualidades nutricionais.

Anotou as dicas? Então, confira agora sugestões de receitas saudáveis e refrescantes com as indicações da nutricionista!

Salada de folhas com melancia

1 xícara de melancia cortada em cubinhos
½ xícara de coco seco em lascas
½ xícara de folhas de hortelã lavadas
½ maço de rúcula

1) Azeite e sal a gosto para temperar
2) Acomode as folhas de rúcula previamente lavadas em uma saladeira.
3) Por cima, acomode a melancia em cubos, o coco em lascas e as folhas de hortelã.
4) Finalize com uma pitada de sal e de azeite e sirva em seguida.

Bowl antioxidante

2 col de sopa de açaí em pó
1 banana congelada
2 col de sopa de iogurte grego
1 kiwi
4 morangos
1 col de sopa de semente de abóbora

1) Bata no liquidificador a banana congelada, o iogurte e o açaí em pó.
2) Coloque em um bowl e por cima acrescente os morangos e o kiwi picados.
3) Para finalizar, acrescente as sementes de abóbora e consuma imediatamente.

Smoothie amarelo

200 mL de água de coco
1 banana congelada
½ col de café de açafrão da terra
Polpa de 1 maracujá

1) Bata tudo no liquidificador ou no mixer e sirva em seguida.

Creme de manga

1 manga média bem madura picada
1 envelope de gelatina sem sabor
1 xícara de iogurte natural
1 col de café de gengibre ralado

1) Prepare a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem.
2) Bata todos os ingredientes no liquidificador e acomode em taças.
3) Leve para gelar por pelo menos 1 hora antes de servir.

, , , , , , , , ,