Cronograma da faxina: como limpar a casa de forma eficiente?

Para quem não tem ideia do que fazer primeiro na hora da faxina, especialista separa dicas valiosas para uma faxina mais rápida e eficiente, confira

Da Redação

Para realizar a faxina de maneira rápida e eficiente, o coordenador técnico da Maria Brasileira, João Pedro Lúcio, preparou um “Cronograma de Faxina” que indica os espaços da casa que necessitam de uma limpeza diária, semanal, quinzenal e até mesmo mensal. “Utilizando esse cronograma é possível tornar a faxina mais fácil, além de otimizar bastante o tempo. É algo simples, mas que traz grandes resultados”, afirma o profissional.

Limpeza Diária

Que a louça deve ser lavada todos os dias não é novidade! Mas não é só isso, a pia como um todo deve ser limpa diariamente. “A louça suja deixa muitos resíduos de sujeira dentro e fora da pia, por isso é necessário lavá-la com água e sabão neutro sempre que a louça for finalizada”, comenta João. O profissional complementa que essa rotina deve ser aplicada também a pia do banheiro. “O banheiro é um local que acumula muitas bactérias, então o ideal é sempre lavar a pia, de maneira simples, após a higienização pessoal, como escovar os dentes ou fazer a barba”.

Outra atividade que em alguns casos precisa ser feita diariamente é a limpeza do piso com o pano de chão. “O indicado é que esse tipo de limpeza ocorra de 2 a 3 vezes por semana, mas em casas com cachorro, crianças ou residências localizadas em áreas muito poluídas, o ideal é que a tarefa seja feita todos os dias”, opina.

Semanalmente

Não tem jeito, o banheiro sempre será um dos cômodos que deve receber mais atenção quando o assunto é limpeza. O vaso sanitário, por exemplo, é um local propício para a proliferação de bactérias, por isso, o indicado é limpá-lo toda semana. “Salvo algumas exceções, o vaso sanitário pode ser lavado uma vez por semana. O ideal é sempre utilizar um produto forte para matar as bactérias, como a água sanitária”, instrui o profissional da Maria Brasileira.

O box de banho é outro item que precisa de uma limpeza mais pesada ao menos uma vez por semana. “A área de banho costuma acumular resíduos de sujeira, formando algumas crostas no vidro e na ferragem do box, por isso é essencial uma manutenção constante”, conta João Pedro. Para mantê-lo sempre limpo e higienizado, é recomendado esfregar com sabão neutro todo o local e depois enxaguá-lo com água quente. Depois basta finalizar a limpeza com um produto anti-embaçante e secar a região com um pano macio.

Quinzenalmente

O instrutor da Maria Brasileira conta que a limpeza dos móveis da casa deve ocorrer quinzenalmente para evitar a concentração de pó nas superfícies. “Sempre indico utilizar primeiro um pano seco que não solte pelos e depois finalizar com o uso de produtos indicados para tal finalidade”. João Pedro também indica realizar uma limpeza pesada em todo o fogão periodicamente. “O ideal é sempre passar um pano após o uso do fogão, mas a limpeza de peças e vidros pode ser realizada a cada 15 dias para evitar o acúmulo de gorduras e bactérias”, enfatiza. O profissional ainda reforça que é importante tomar cuidado com peças de inox. “Produtos químicos abrasivos podem manchar e esponjas mais duras podem riscar a peça”.

Mensalmente

Uma vez por mês é recomendado fazer uma boa limpeza dentro da geladeira para conservar os produtos armazenados. “Deve-se limpar com uma solução com água e detergente neutro sem perfume, sempre utilizando uma esponja macia”, indica o profissional.

João conta que também é importante limpar os vidros da casa, como as janelas, para evitar manchas permanentes nas superfícies. “Para não riscar ou manchar os vidros, é necessário usar detergente neutro, limpa vidros para polir a superfície, uma esponja macia e sempre secar as superfícies com panos adequados”, indica. E outra dica que o profissional dá, é fazer uso do papel toalha na finalização da limpeza. “Ele deixa a superfície lisinha e não solta nenhum fiapo”, finaliza.

, , , , , ,