Cursos em parceria com Senai estimulam empreendedorismo

Cursos profissionalizantes ajudarão as famílias a construírem novos projetos de vida

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
04/11/2022 19h37

A operadora de telemarketing Mara Cristina Lima, de 52 anos, e o ex-hoteleiro Cleiton Souto, de 39 anos, nunca haviam costurado com máquina. No entanto, sempre tiveram o sonho de trabalhar na área de confecção.

O anseio profissional que alimentaram por tantos anos começou a se tornar realidade no mês passado, quando teve início o curso de Costureiros de Máquinas Retas e Overlock, ministrado pelas equipes do Senai (Serviço Nacional da Indústria) em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos.

Até o próximo dia 2 de dezembro, Mara, Souto e outros 14 moradores da região leste da cidade atendidos no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Eugênio de Melo participarão das aulas na Escola Móvel de Confecção Industrial.

Durante todo este período, a carreta do Senai ficará estacionada na unidade. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

No total, serão 160 horas de curso, em mais uma ação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e do Senai de oferecer cursos profissionalizantes para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os objetivos são geração de renda e emprego, estímulo ao empreendedorismo e à mobilidade social e ampliação das possibilidades de entrada e reinserção no mercado de trabalho.

As carretas em pouco tempo ampliarão seus horizontes, já que outros cursos de curta duração em diversas áreas de atuação já estão sendo estudados pela Prefeitura e pelo Senai.

Curso rápido tem duração de 160 horas. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC 

Empreendedorismo

Em meio às máquinas de costura, tecidos, tesouras, agulhas e linhas, Mara e Souto falam de seus projetos para o futuro. Em comum, o desejo de empreender.

“Estou gostando muito do curso. Esperei muito por uma oportunidade como esta. Estou muito feliz, já que estou realizando um sonho. Pretendo empreender na área de confecção. Este é o meu futuro”, disse Mara, que reside no Residencial Righi.

Morador do Galo Branco, Souto se espelha na mãe, que é costureira, para enveredar pelas áreas de corte, costura, moda e confecção. Ele considera que o curso ministrado pelo Senai é o primeiro passo para a abertura do próprio negócio.

“Aprendi cedo a costurar com minha mãe, mas fui trabalhar em outras áreas. Em julho de 2021, em meio à pandemia da covid-19, resolvi deixar a hotelaria”, afirmou Souto.

“Sempre quis trabalhar na área de confecção e este curso do Senai me ajudará a realizar meu sonho de empreender e abrir uma empresa. Não vou parar por aqui. Agradeço à Prefeitura e ao Senai por nos ajudarem neste momento tão difícil da economia e de pós-pandemia”, completou.

Alunos têm o sonho de abrir cooperativa de confecção. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Parceria

A coordenadora de Relacionamento com a Indústria do Senai de São José, Ana Lúcia Cursino, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para qualificação profissional da população.

“Esta é mais uma iniciativa do Senai em parceria com a Prefeitura de São José com o objetivo de qualificar as pessoas e prepará-las para o mercado de trabalho. Agradecemos a confiança da Prefeitura no nosso trabalho”.

Parceria garante qualificação para quem mais precisa. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Cooperativa

A amizade que os 16 alunos construíram em tão pouco tempo de convivência já alimenta a expectativa de se unirem para montagem de uma cooperativa de confecção.

Ao som das máquinas, tecem sonhos e costuram novos projetos de vida em busca de um futuro melhor para eles e suas famílias.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , ,