Da solidariedade ao sucesso: a trajetória da empresária Érica Mathias Awoyama

Paulistana adotou São José como local para empreender e promover causas sociais, uma herança de família

por Carolina Veneziani

O portal outrosquinhentos traz no mês da mulher uma série de reportagens com mulheres de garra que sonham, lutam e conquistam. Exemplos de mães, esposas, profissionais, que separaram alguns minutos de suas intensas rotinas para contar um pouco de suas histórias.

E é a Corporate Planner da agência A3 Conteúdo Criativo, Érica Mathias Awoyama, quem estreia essa série de reportagens.

Há mais de oito anos atuando na organização e assessoria de eventos corporativos, Érica, que é natural de São Paulo, começou sua história com o empreendedorismo ajudando o próximo, virtude que carrega por meio da herança de seu pai.

O projeto social “Amigos da Alegria”, idealizado por Érica na cidade de São José dos Campos, começou de forma despretensiosa, com o intuito de amparar pessoas carentes, arrecadando doações por meio dos eventos organizados. Ela se descreve como um veículo entre aqueles que querem e os que precisam de ajuda.

A empresária começou a se destacar entre amigos e pessoas ligadas ao projeto “Amigos da Alegria” por sua performance na organização de eventos. E então, em 2013, organizou seu primeiro evento corporativo para a marca “My Shoes”, que foi um divisor de águas. Depois disso ela não parou mais, contabilizando dezenas de eventos todos os anos.

Foi em meio aos eventos sociais que Érica conheceu Augusto Mendonça, que se tornou seu sócio na agência A3 Conteúdo Criativo, um novo conceito de agência de publicidade com ênfase na realização de eventos inovadores para a região do Vale do Paraíba e grande São Paulo. A empreitada teve seu start em junho de 2016, com o Fashion Time, desfile de moda que aconteceu no Teatro Colinas, em São José dos Campos.

Desde o início, o que motivou Érica foi o contato direto com as pessoas, pois acredita que seu propósito no mundo é ajudar o próximo. “O trabalho feito com carinho e transparência é o que me move para dar continuidade aos desafios diários da agência”, comenta a empresária que tem a expertise de organizar eventos de forma diferenciada, afinal, conciliar casa, família e empresa tem seus desafios, mas como ela mesma diz, “Quando se gosta do que se faz não há tempo ruim”, conclui.

Foto: Adriana Rebouças


Carolina Veneziani

Carolina Veneziani tem 24 anos, é advogada, joseense de nascimento e argentina de coração. Em sua formação descobriu um prazer sem igual por entender e ajudar as pessoas, dando-as acesso à Justiça. Acredita fortemente no ser humano como agente transformador da sociedade, sendo impulsionado por meio da educação de qualidade. Gosta de boa música, viagens, conhecer culturas e pessoas e ouvir histórias de vida.

, , , ,