Dia das Mães: Harmonização de pratos e vinhos

Oi Pessoal, tudo bem? Vocês já pensaram no cardápio de almoço para comemorar o Dia das Mães?

por Ingrid Pípia, para outrosquinhentos.com | São José dos Campos
14/05/2023 09h16

Vou apresentar algumas dicas de harmonizações de pratos e vinhos para celebrar esse dia tão especial.

Então vamos lá, começar pelo bacalhau:

Foto: Fernando Mafra

Primeiramente, deve-se levar em consideração, o modo de preparo do prato. Isso serve para qualquer harmonização. São os ingredientes e o preparo, que vão direcionar qual a melhor opção de vinho.

O bacalhau é um peixe de sabor intenso, e que normalmente vem acompanhado de uma série de ingredientes, regado com muito azeite.

Então hoje vou harmonizar o bacalhau à lagareiro, que é composto por lombo de bacalhau, azeite, batatas ao muro, alho laminado e azeitonas.

Em Portugal, costuma-se harmonizar o bacalhau com vinhos tintos, com boa acidez, para limpar o palato da gordura do azeite e vinhos com poucos taninos, para que o vinho não “atropele” o sabor do prato.

Entretanto, harmonizar com vinho tinto, não é uma regra, principalmente no Brasil. Pode ser harmonizado com brancos. Sempre levando em consideração os ingredientes e o modo de preparo.

Minha sugestão para você compor o almoço, é um vinho brasileiro, da Don Guerino, Chardonnay Terroir Selection (www.theblendwines.com.br)

Partimos agora para um prato super tradicional que normalmente é elaborado em dias mais frios, é a famosa feijoada.

E a pergunta é a seguinte: Mas dá para harmonizar feijoada com vinho? Será que combina? Simmmmm.

Então vamos desconstruir o prato. O que temos na feijoada? Feijão (é claro), carnes de porco cozidas, linguiças, tempero. Correto?

E os acompanhamentos??? Arroz, couve, farinha.

Agora é hora de escolhermos o vinho.

Vou abrir um parênteses para explicar o que é a harmonização: a por contraste e a por semelhança. Vocês já vão entender o porquê.

A harmonização por semelhança, os aromas e sabores se complementam pela semelhança; já a harmonização por contraste os aromas e sabores se sobrepõe. E nesse caso, sair do óbvio, pode nos levar a possibilidades incríveis.

Tudo isso para falar que, podemos harmonizar a famosa feijuca com um belo Tannat, levando-se em consideração a harmonização por semelhança. Essa é a harmonização mais comum. Agora se você quer sair do óbvio, podemos harmonizar com um espumante brut. E pessoal, essa harmonização com espumante fica incrível. Não deixem de experimentar. Vale muito à pena.

Minha dica, é o vinho uruguaio da Bodega Garzón, Tannat Reserva 2018 (www.theblendwines.com.br)

Agora se você quiser algo diferente, segue a dica de um espumante brut nacional, Fausto Brut (www.theblendwines.com.br)

A melhor hora: a sobremesa. Seja lá qual for a iguaria que você reservou para esse momento tão especial, que tal pensar no vinho para acompanhar a sobremesa e encerrar o banquete em alto estilo???

Sobremesas que vão chocolate. Mas o chocolate é amargo ou ao leite? Há quem prefira chocolate amargo com o vinho do Porto Tawny e há quem prefira o vinho do Porto Ruby’s e o Vinho do Porto Vintage se dão melhor com chocolate ao leite. Não há um consenso, mas os vinhos fortificados portugueses são excelentes opções para “concorrer” com o dulçor e a textura do chocolate.

Minha sugestão e dica, é o vinho do Porto, Quinta do Portal, Porto Alegre Ruby (www.theblendwines.com.br)

Se a sobremesa for bolos, tortas ou mousses de frutas leves, podemos optar por um Moscato D’Asti ou Moscatel espumante. Os espumantes brasileiros da uva moscatel, são uma excelente opção.

E ai vai minha última sugestão, um espumante brasileiro da uva moscatel da Vinicola Cave Antiga. (www.theblendwines.com.br)

Dicas bem legais para a escolha do vinho, em qualquer ocasião:

– quanto maior o teor alcóolico do vinho, diminui as opções de para harmonizar;

– quanto mais sal e condimentos, aumenta a percepção de álcool do vinho;

– Álcool entre 11,5% e 13%, que são vinhos com álcool médio e vinhos leves, são ,mais fáceis de se harmonizarem com a comida.

Por fim, não abra mão do seu gosto pessoal; apenas use seu bom senso.

Cheers e Feliz dia das Mães!!!!

*este conteúdo é uma contribuição de Ingrid Pípia, advogada tributarista e sommelière. Coleciona algumas cerificações como embaixadora de Vinhos de Portugal, Vinhos do Novo Mundo, Vinhos da Ilha da Madeira além de harmonização, degustação e serviço Os textos dos colunistas são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião de outrosquinhentos.com
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , , , , ,