Segundo pesquisa do IBGE, higiene bucal correta não é feita por 89% dos brasileiros
por Dr. Ricardo Chaguri, para outrosquinhentos.com* | Caçapava
18/03/2023 18h37
Escovar os dentes após as refeições é uma atividade fundamental para a saúde bucal. Apesar de ser uma prática simples, não tem sido levada a sério pela maioria dos brasileiros. É o que mostrou a última Pesquisa Nacional De Saúde, realizada em 2019 e divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro De Estatística E Geografia (IBGE): apenas 53% da população brasileira utiliza o fio dental, escova e creme dental; e 89% realiza higienização menos de duas vezes ao dia.
Alarmante, não é mesmo? Levando em conta que a higiene correta da boca é o primeiro passo para ter a saúde bucal em dia, e que cerca de 90% da população terá alguma doença bucal ao longo da vida, segundo a Federação Dentária Internacional (FDI), escovar os dentes e ter uma higiene correta, com escovação ao menos três vezes ao dia e uso do fio dental, torna-se ainda mais essencial para a população.
Por isso a importância de termos um dia dedicado a ações e cuidados com a saúde da boca. O Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado oficialmente dia 20 de março, tem a o objetivo de fazer a população entender a importância da saúde bucal para a saúde como um todo, uma vez que cuidar da boca é fator fundamental para ter uma vida longeva e repleta de bem-estar.
SAÚDE BUCAL X SAÚDE EM GERAL
Quando falamos em problemas causados por falta de higiene bucal, logo pensamos nos problemas que atingem os dentes e gengivas. No entanto, a má escovação pode causar ou agravar doenças em outras partes do organismo.
Endocardite bacteriana
Um dos problemas mais sérios originados da falta de higiene bucal, é a endocardite bacteriana, uma infecção que afeta diretamente o coração, e pode ser fatal. A infecção causada pelas bactérias bucais, se não tratada, pode entrar no sistema sanguíneo por um simples sangramento na boca e atingir válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento interno do coração, sendo um agravante para doenças cardíacas. Dessa forma, pacientes portadores ou com predisposição a problemas no coração devem consultar o médico e o dentista regularmente e tomar cuidados extras na higiene bucal diária.
Pneumonia e artrite reumática
Seguindo o mesmo mecanismo de infecção da endocardite, as bactérias da boca podem chegar a outros órgãos, como os pulmões e as articulações, causando infecções como a pneumonia e a artrite reumática. E o mais preocupante é que essas bactérias não são naturalmente encontradas nessas regiões. Dessa forma, elas não encontram resistência natural e, por isso, o tratamento pode ser mais complexo.
Parto prematuro
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York, a bactéria bucal actinomyces pode estimular as contrações uterinas e a dilatação do colo do útero, antecipando o trabalho de parto. A pesquisa mostra que a bactéria pode antecipar em dois dias o parto e reduzir em 60 gramas o peso do bebê.
Por isso, um pré-natal odontológico é extremamente importante. Isso porque ocorre uma grande elevação hormonal durante a gravidez, que deixa as gengivas das mulheres grávidas mais suscetíveis a inflamações. Além disso, as náuseas e enjoos constantes podem dificultar a higienização oral adequada, aumentando o risco dessas mulheres desenvolverem doenças periodontais.
Diabetes
A diabetes aumenta a propensão para o desenvolvimento de doenças periodontais e inflamações na gengiva, além de outros problemas de saúde bucal, como feridas, perda óssea ao redor dos dentes e boca seca. Ao mesmo tempo, as doenças periodontais podem agravar o diabetes, criando um ciclo muito perigoso para a saúde geral desses pacientes. Por isso, pessoas que têm diabetes devem ter um cuidado ainda maior com a higiene bucal e manter os índices de glicemia controlados.
Leia mais sobre o assunto no artigo: https://www.outrosquinhentos.com/diabeticos-devem-ter-cuidado-redobrado-com-a-saude-bucal/
*este conteúdo é uma contribuição de Dr. Ricardo Chaguri, dentista formado pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em periodontia – especialidade da odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e fixam os dentes, como as gengivas. Possui ainda formação em implantes e próteses dentárias. Ricardo está a frente da clínica Odontológica Renovara Odontologia, que fica em Caçapava, e é especializada em reabilitação oral. Os textos dos colunistas são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião de outrosquinhentos.com
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!