Especialista fala sobre dificuldade de diagnóstico e prevenção da doença
Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
01/12/2022 21h34
O Brasil é o 6º país com mais casos de diabetes no mundo, segundo dados do último Atlas do Diabetes, publicado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). No país, 15,7 milhões de pessoas sofrem com a doença e muitas delas não sabem disso.
O endocrinologista credenciado Omint e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Luiz Turatti, explica que muitas pessoas convivem com o diabetes sem saber, pois essa é uma doença difícil de diagnosticar, já que os sintomas mais comuns normalmente não aparecem ou não são percebidos.
“Há uma certa dificuldade de se diagnosticar o diabetes, porque a glicose precisa estar em níveis muito elevados para que o paciente tenha algum sintoma, então, geralmente só quando a glicose está acima de 200 é que o paciente liga o sinal de alerta. É neste momento que surgem sintomas como aumento da vontade de urinar, muita sede, desidratação, muita fome, perda de peso e visão embaçada” diz Turatti.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O Tipo 1 faz com que o sistema imunológico ataque equivocadamente as células beta e, como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Já o Tipo 2, que atinge 90% das pessoas com diabetes, aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia.
Um simples exame de sangue pode revelar se a pessoa tem ou não diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia e, caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados.
Aumento de casos
Outro dado alarmante publicado no Atlas do Diabetes é o crescente número de casos de diabetes. Em todo o mundo já são 537 milhões de pessoas com a doença e, de 2019 a 2021, o aumento foi de 16%.
Mesmo com os números altos, o médico indica que o saldo é positivo. “Felizmente, o aumento do número de diagnósticos acontece porque hoje em dia as pessoas têm realizado mais exames, além de campanhas para conscientização sobre a detecção da doença nas fases mais precoces”, explica Turatti.
Crianças
O Diabetes é mais comum entre os adultos, mas também pode atingir crianças e adolescentes. Eles são menos de 10% dos doentes, no entanto os números de casos também deixam os médicos em alerta. O Atlas do Diabetes mostra um aumento de quase 80% nos diagnósticos de pessoas até 15 anos, entre 2019 e 2021.
“O diabetes Tipo 1 é o mais comum entre as crianças e adolescentes, mas os mecanismos e razões ainda não são muito conhecidos. O que podemos afirmar é que é uma doença genética e autoimune. Existem casos de diabetes do Tipo 2 nessa faixa etária, mas isso é mais raro e normalmente os pacientes são obesos e tem histórico familiar de diabetes”, esclarece Dr. Turatti.
Prevenção
O diabetes Tipo 1 é genético, ou seja, dificilmente pode ser prevenido. Porém, o diabetes Tipo 2 é uma doença adquirida, causada normalmente pelos hábitos de vida dos indivíduos, o que faz com que seja totalmente evitado.
“Praticar atividade física, ter uma dieta equilibrada e, principalmente, manter-se dentro de uma faixa de peso saudável, são dicas essenciais para combater o diabetes em qualquer idade”, finaliza Luiz.
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!