Diabéticos devem ter cuidado redobrado com a saúde bucal

A diabetes, doença caracterizada pelo aumento da glicose no sangue, afeta 16,8 milhões de adultos entre 20 e 79 anos, no país. O Brasil é o 5º país com maior número de incidência da doença no mundo

por Dr. Ricardo Chaguri, para outrosquinhentos.com | Caçapava
22/11/2022 17h23

Pesquisas revelam que pessoas com diabetes apresentam um maior índice de problemas como gengivite (doenças da gengiva) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas). A doença periodontal, considerada a sexta complicação mais frequente desses indivíduos.

Por outro lado, as doenças da gengiva também podem afetar a diabetes, aumentando a glicemia, causando problemas, isso porque a pessoa com diabetes fica mais vulnerável às infecções, porque sofrem uma diminuição na capacidade de combater bactérias.

Além dos riscos para a saúde, uma pesquisa realizada pelo The Journal American Dental apontou que um em cada cinco casos de perda dentária está relacionada à diabetes.

Para evitar a progressão e agressividade da doença periodontal, comum nesses pacientes, a recomendação é redobrar os cuidados com a higiene utilizando a escova, pasta de dente e fio dental. As visitas preventivas ao dentista também auxiliarão no controle da saúde bucal e do possível descontrole do diabetes.

É importante ressaltar que todo paciente com comprometimento sistêmico, como o diabetes, deve ter uma rotina de visitas preventivas ao consultório odontológico para garantir a saúde integral.

Higiene diária é fundamental

Manter uma rotina diária de cuidados com a saúde bucal fará toda diferença na vida do paciente diabético. São eles:

– escovação 3 vezes ao dia;

– uso do fio dental;

– uso de raspadores de língua;

– caso seja necessário, uso de escovas interdentais.

– visita frequente ao dentista.

*este conteúdo é uma contribuição de Dr. Ricardo Chaguri, dentista formado pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em periodontia – especialidade da odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e fixam os dentes, como as gengivas. Possui ainda formação em implantes e próteses dentárias. Ricardo está a frente da clínica Odontológica Renovara Odontologia, que fica em Caçapava, e é especializada em reabilitação oral. Os textos dos colunistas são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião de outrosquinhentos.com
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , , , ,