Dica para o verão: conheça mitos e verdades sobre a funcionalidade nutricional das bebidas

Sucos, isotônicos e líquidos alcoólicos que prometem auxiliar no emagrecimento e até curar a ressaca, estão na lista

Da Redação | outrosquinhentos.com

O consumo adequado de líquidos é fundamental para manter o funcionamento do nosso corpo. Porém, algumas bebidas, além de hidratar, são ingeridas com objetivos estéticos, funcionais e para melhorar o bem-estar.

Convidamos a professora Tatiane Vanessa de Oliveira, do curso Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac, em São Paulo, para explicar os mitos e as verdades sobre as propriedades nutricionais de diferentes tipos de bebidas, como por exemplo: sucos, isotônicos e alcoólicas que prometem auxiliar no emagrecimento, evitar acne, melhorar a qualidade de vida e até curar ressaca.

Além de matar a sede, a água é a bebida mais completa para o corpo?

Verdade! Não vivemos sem a água. Ela representa mais de 70% da nossa composição corporal e é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

A quantidade de água que devemos ingerir diariamente é influenciada por diversos fatores. São eles: idade, peso, tipo e intensidade da atividade física, clima, temperatura do ambiente e condição clínica. Em média, a ingestão diária de água pode variar entre 2 a 4 litros.

Vale lembrar que a água não deve ser substituída por bebidas açucaradas, sucos e principalmente refrigerantes.

Cerveja realmente engorda e dá barriga?

Verdade! A culpa não é só da cerveja! A cerveja tem cerca de 150 calorias, em um copo grande de 350 ml. O ganho de peso está relacionado a quantidade do consumo (aumento do consumo energético) em relação ao gasto energético da pessoa. Vale lembrar que, normalmente, a cerveja é consumida com os famosos petiscos, que em maioria, são alimentos gordurosos e ricos em calorias.

Beber uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde?

Verdade! O vinho feito com as uvas das espécies Vitis vinífera e Vitis labrusca ou os sucos de uva integrais (sem adição de açúcares e conservantes) possuem em sua composição o resveratrol, composto bioativo que pode auxiliar no controle do açúcar no sangue (glicose) e na prevenção de doenças cardiovasculares. Porém, os benefícios estão associados quando o consumo é realizado dentro de um padrão alimentar saudável e respeitando uma taça por dia.

Bebidas isotônicas curam ressaca?

Verdade! Isotônicos curam a ressaca relacionada a decorrência de uma desidratação. Vale destacar que os isotônicos, normalmente, são compostos por: água, sódio, potássio e glicose/sacarose e podem ser contraindicados para indivíduos diabéticos e hipertensos.

O melhor remédio para curar a ressaca é a hidratação com água, o consumo de frutas, verduras, legumes e repouso.

Suco Detox ajudam no bom funcionamento do organismo?

Mito! Nenhum suco isoladamente garante o bom funcionamento do organismo.

A dica é seguir uma alimentação saudável, com ingestão adequada de frutas, verduras e legumes que são fontes de fibras, vitaminas e minerais que auxiliam a boa digestão. Em tempo: o consumo da fruta, dos legumes e verduras trazem mais benefícios que o suco dos mesmos.

Chá verde emagrece?

Verdade! O chá verde é obtido a partir das folhas da planta Camellia sinensis e possui um composto bioativo denominado epigalocatequina galato, que apresenta uma relação com o aumento do gasto energético e consequentemente com a perda de peso.

Mas atenção: qualquer processo de emagrecimento está associado a um equilíbrio entre o consumo e o gasto energético (prática de atividade física), fatores genéticos e qualidade da alimentação. Além disso, o chá verde também não é indicado para pessoas hipertensas, devido a presença da cafeína.

Beber suco de beterraba antes de malhar aumenta a performance no treino?

Mito! Antes de malhar realize um lanche leve com fontes de carboidrato. Porém, antes de escolher o lanchinho, leve em consideração o tipo de exercício, o tempo e a intensidade.

Existem sucos que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele?

Mito! Nenhum suco isoladamente irá garantir a prevenção do envelhecimento.

Por possuírem em sua composição vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes, o consumo de frutas, verduras e legumes podem contribuir para o bem-estar e assim manter uma pele saudável. Vale destacar que os vegetais in natura, crus ou cozidos na forma sólida preservam mais as suas propriedades e os benefícios a saúde.

Suco de couve com maçã ajuda a combater a acne?

Mito! A acne é uma alteração na pele ocasionada pelo acúmulo de sebo que pode favorecer ao crescimento bacteriano. Também pode ser causado devido às alterações hormonais, genéticas, efeito colateral de medicamentos, pele oleosa, estresse, entre outros.

Porém, devido alguns nutrientes possuírem ações antioxidantes e anti-inflamatórias, o consumo de frutas, verduras e legumes, associado a uma alimentação equilibrada, pode auxiliar no tratamento.

A Kombuchá auxilia no emagrecimento e desintoxica o organismo?

Verdade! O Kombuchá é uma bebida obtida pela fermentação do chá pela ação de leveduras (fungos) e bactérias. O crescimento das bactérias existentes na bebida pode trazer benefícios à saúde intestinal, ou seja, tendo ação pro biótica. Porém, não se tem um controle dos tipos de bactérias presentes nessa preparação, e cada indivíduo possui uma flora intestinal diferente que responderá de formas variadas. No entanto, a saúde intestinal está diretamente associada à prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

, , , , , , ,