Motivação e Inspiração

Em mês de conscientização sobre a síndrome de Down, entenda a importância da inclusão social

O Dia Internacional da síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março e a influenciadora Tathi Piancastelli, ativista do tema, representará o Brasil em reunião na ONU

O Dia Internacional da síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março e a influenciadora Tathi Piancastelli, ativista do tema, representará o Brasil em reunião na ONU e reforça a necessidade de unir esforços para garantir os direitos de mais de 300 mil pessoas com síndrome de Down no país

No próximo dia 21 de março será celebrado o Dia Internacional da síndrome de Down, cujo objetivo é conscientizar a sociedade para acabar com a invisibilidade e estimular a inclusão Para isso, é necessária uma transformação por meio da conscientização, fazendo com que a sociedade e o governo ofereçam oportunidades que atendam as necessidades e respeitem as características das pessoas com síndrome de Down, garantindo a elas o direito de conviver, estudar e trabalhar como qualquer outra pessoa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 300 mil pessoas têm a síndrome no país.

A  multitalentosa Tathi Piancastelli, atriz, escritora, palestrante, digital influencer, ativista, se prepara para representar o Brasil em uma importante reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) no WDSD (Dia Internacional da Síndrome de Down) em Nova Iorque. O encontro global, marcado para o dia 21 de março, discutirá ações e políticas importantes. Tathi, que é coordenadora de Ativismo do Instituto MetaSocial, responsável pelo slogan “Ser Diferente é Normal” e integrante do grupo de autodefensores da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), foi  escolhida para representar o Brasil no evento.

Campanha para que o Google se torne parceiro da celebração e crie doodle comemorativo

Atenta às oportunidades que a tecnologia proporciona, nas redes sociais Tathi Piancastelli sabe utilizar muito bem o seu poder de fala para se comunicar com mais de 365 mil seguidores, com quem ela compartilha o dia a dia do seu trabalho como ativista. Parceira de grandes marcas como Dove, Arezzo, Nubank, Vivo e Nestlé, Tathi agora quer conquistar a parceria do Google.

Desde 2018 a influenciadora sugere à empresa a criação de um doodle comemorativo, sendo uma versão especial da ilustração do Google, que aparece na página inicial do buscador. O objetivo de Tathi é unir os esforços do seu trabalho com a empresa global para que, juntos, possam fazer com que o mundo inteiro pare e olhe para o tema, pois a informação é o melhor caminho para vencer o preconceito. Em suas redes sociais, Tathi publicou um exemplo do que poderia ser o doodle no buscador do Google (veja aqui), mas as suas sugestões ainda não foram retornadas pela empresa.

Afinal, qual é o impacto da inclusão social na vida de uma pessoa com síndrome de Down?

Tathi Piancastelli é um grande exemplo de que a inclusão de forma efetiva, incluindo  a pessoa com síndrome de Down nas atividades sociais, revela talentos que, antes, ficariam escondidos em casa. Como escritora e atriz, Tathi apresentou a peça teatral “Menina dos Meus Olhos”, o primeiro espetáculo profissional escrito e protagonizado por uma pessoa com síndrome de Down, conquistando o Brazilian International Press Award 2016, na categoria Melhor Teatro/Espetáculo nos EUA. Atualmente a atriz apresenta a peça “Oi, Eu Estou Aqui!” (Hi, I Am Here!), um monólogo escrito e atuado por ela, onde retrata a sua busca por independência e autonomia, passando por uma jornada que concretiza os seus desejos de morar sozinha, se casar e ter um diploma. Além de Tathi ter sido inspiração para que Mauricio de Sousa colocasse o nome de “Tati” na personagem com síndrome de Down na Turma da Mônica.

“O meu trabalho sempre tem o objetivo de mostrar que nós somos capazes de fazer o que quisermos, como qualquer outra pessoa. Defendo e vivo isso, trabalho, sou empresária, morei sozinha, me casei, levo uma vida como todo mundo, como eu sempre sonhei. É uma grande conquista!”, reforça Tathi.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *