Empreender é a solução?

Definitivamente sim. E se você é empregado ou funcionário fique comigo até o final desse texto

por Joaquim Almeida

O significado de empreender é tomar decisão, decidir realizar e executar algo difícil.  Nem todos serão empreendedores, porém todos nós podemos ter algo chamado atualmente de ‘’mentalidade empreendedora’’.

Empreender vai muito além de apenas abrir um CNPJ ou atualizar sua fan page escrito ‘’sou empreendedor’’. Começa pela sua mudança de mentalidade. Você pode muito bem empreender na sua família, na sua casa, na empresa em que atua, no seu bairro, na sua cidade, enfim, existem diversas maneiras de utilizar essa mentalidade  diariamente, o tempo todo. Não é fácil, é desafiador, porém é gratificante e dependendo de como você o faz, você começa a criar algo fantástico chamado ‘’valor’’ e, consequentemente, lucro reais.

Quando você cria valor, você se torna uma pessoa mais atraente, destemida e com diversas oportunidades à sua frente. Você se torna um exemplo a ser seguido.  Vai começar a perceber nos seus ambientes habituais muitas possibilidades de executar o empreendedorismo.

Já reparou como pensa uma pessoa com a mente empreendedora? Muitas vezes as percebemos como ‘’malucos’’ ou fora da caixinha, depois aplaudimos o grande feito que elas fizeram. Por isso mesmo, para começar a ter uma mente empreendedora você precisa tomar uma decisão e começar a ter habilidades para lidar com pessoas que irão contra a sua nova ideia, seu novo jeito de pensar.

Uma pessoa com a mentalidade empreendedora geralmente não fica parado e quando alguém lhe pede algo para ser feito ele não faz o que lhe foi pedido, ele faz além do que lhe foi pedido, gera valor. Quando ela vê um papel jogado no chão da empresa ela não critica a limpeza, as pessoas que estão ali ou nem mesmo manda alguém para limpar, ela simplesmente executa, pega o papel, resolve e joga no lixo.

Imagine se todos tivessem essa mentalidade? “Ah Joaquim, mas é difícil”… Difícil é ficar a vida toda esperando que alguém faça por você. O empreendedor geralmente não utiliza a palavra difícil por exemplo no seu ambiente de trabalho, ele usa a palavra “desafiador” ou “vamos conseguir” e é assim que se transforma um ambiente de trabalho, uma família e uma sociedade. Por isso afirmo e reafirmo como o grande mestre do empreendedorismo Flávio Augusto da Silva: “Empreender é a solução”.

Falaremos mais sobre esse tema nas próximas semanas e se você gostou mande-nos uma mensagem.


Joaquim Almeida

Joaquim Almeida é de São José dos Campos, tem 28 anos e é empreendedor. Sua formação é voltada às áreas de gestão comercial, análise comportamental, practitioner em PNL (Programação Neuro Linguística) e coach de carreiras. Tem prazer por empreender e inspirar pessoas e histórias de vida.

, , , , , , , , , , ,