Ensino a Distância: como ser produtivo nos estudos em casa durante a quarentena?

Com disciplina e organização é possível realizar todas as atividades dentro do prazo

por outrosquinhentos.com

A pandemia trouxe novos desafios para as atividades do dia a dia e para conciliar trabalho, estudos e vida pessoal dentro de casa, é necessário ter organização e não deixar as tarefas fugirem do controle. Com o isolamento social e a preocupação de quando poderemos voltar a nova realidade, muitas pessoas acabam adiando os estudos e obrigações durante este período.

No ensino a distância, apesar do aluno ter flexibilidade para estudar é preciso ter concentração para cumprir as disciplinas do curso. Essa modalidade se tornou uma alternativa para que os alunos continuassem com o aprendizado, mas como se manter produtivo durante este período?

Consultamos a diretora da faculdade FAEL (Faculdade Educacional da Lapa), em São José dos Campos, Janet Navarro, e listamos abaixo algumas dicas para conseguir realizar as atividades neste momento de quarentena.

Defina um local para estudar

Para ajudar a manter o foco e a concentração, o ideal é que o aluno escolha um lugar dentro de casa para ser seu espaço de estudo. Se possível, com uma mesa de apoio e uma cadeira confortável para ajudar na postura. “Dentro de casa temos diversas distrações como o celular, barulho de televisão, conversas dos familiares, por isso é importante o estudante ter um espaço para se concentrar nas atividades”, afirma Janet.

Estruture uma rotina de estudos

Faça uma lista em um bloco de notas, planilha ou através dos aplicativos, com todas as atividades que precisam ser concluídas por ordem de prioridade. Ter um planejamento do que precisa ser feito ajuda a manter o ritmo nos estudos. “Ter uma agenda para organizar seu plano de estudos é essencial para cumprir as metas. Com essa lista, o estudante consegue visualizar o quanto ele progrediu e isso ajuda a manter a disciplina”, pontua.

Faça pausas quando necessário

Quando o rendimento não está sendo como o esperado é importante que o aluno faça pausas entre os estudos. Procure movimentar o corpo e deixar a mente descansar por alguns minutos, isso pode fazer diferença na hora de absorver o conteúdo das matérias do curso.

Cuidado com as redes sociais

O aluno de ensino a distância geralmente precisa estar conectado para ter acesso aos estudos, porém, o uso excessivo das redes sociais pode ser uma distração para quem precisa manter o foco. Uma alternativa é utilizar essa ferramenta de forma adequada para não prejudicar o aprendizado. “Através das redes sociais é possível montar um grupo com os amigos para tirar dúvidas dos conteúdos, sugerir material de apoio, discutir temas relacionados ao estudo”, ressalta Navarro.

Quais habilidades podem ser desenvolvidas durante o curso?

A sala de aula sempre fez parte do processo de aprendizagem, mas com o acesso à internet e a falta de tempo no dia a dia, o ensino a distância tem possibilitado que as pessoas estudem dentro de casa. A modalidade EaD tem crescido no país, sendo uma opção econômica, muitos estudantes estão conseguindo ter acesso a uma educação superior através desse modelo.

Apesar do aluno ter flexibilidade de horário ao escolher esse formato de curso, o ensino a distância exige responsabilidade e compromisso. É importante ter foco e dedicação para conseguir concluir as etapas e obrigações propostas pela instituição de ensino.

Além do conhecimento, o estudante dessa modalidade pode desenvolver características e qualidades tanto para a vida pessoal quanto profissional.

Disciplina

O aluno é responsável por definir um horário para se dedicar aos estudos e compreender o conteúdo. Nesse caso, a disciplina é fundamental para realizar as atividades durante o curso. “Estabelecer metas e seguir um cronograma auxilia o estudante a manter o foco em concluir as atividades. O aluno dessa modalidade aprende a administrar o que precisa ser feito”, afirma Janet Navarro.

Familiaridade com plataformas digitais

Como todas as atividades são desenvolvidas em um ambiente virtual, o aluno aprende como utilizar ferramentas tecnológicas para acessar videoaulas, bibliotecas virtuais, programas de computador para realizar os trabalhos e atividades­­. Além do aprendizado durante as aulas, o estudante EaD ganha confiança ao explorar uma série de recursos digitais.

Organização

Seja no ambiente aonde o aluno irá estudar em casa ou como ele irá definir a rotina de estudos, a organização é fundamental para não se perder nos trabalhos e tarefas que precisam ser entregues. “O estudante precisa conciliar as demandas do curso com a vida pessoal. Conseguir manter uma agenda organizada facilita no desempenho e contribui para bons resultados”, ressalta.

Autoconhecimento

Para se concentrar durante as aulas no ensino a distância o estudante precisa se preparar, definir o horário de estudo, organizar um espaço dentro de casa para desempenhar as atividades. “Durante esse processo, o aluno aprende muito sobre si mesmo, descobrindo quais são os conteúdos que ele se identifica, suas dificuldades e como encontrar soluções para superá-las”, pontua Navarro.

Proatividade

Para ter um bom desempenho durante um curso de ensino a distância, o próprio aluno precisa ter interesse e buscar conteúdos complementares, além do que ele já aprende nas videoaulas e plataformas online. Isso estimula o estudante a ter iniciativa de pesquisar e desenvolver a sua autonomia, contribuindo também para quando ele precisar desempenhar atividades no mercado de trabalho.

, , , , ,