Atividades físicas são essenciais na preparação de vestibulandos

Alongar o corpo, caminhadas e musculação podem auxiliar na diminuição do estresse pré-período de prova e ainda contribuir com a melhora da memória

Da Redação

Em meio à rotina intensa de estudos ao longo do ano, os vestibulandos podem encontrar nas atividades físicas um refúgio estimulante e que ainda pode ajudá-los a conquistar a tão sonhada vaga na universidade. Isso porque, professores, psicólogos e educadores físicos afirmam: a prática de exercícios e os estudos não são apenas essenciais, mas, se complementam no dia a dia dos alunos.

Além de aliviar o estresse causado pela tensão do peso do vestibular ou da proximidade da prova, a prática regular de exercícios ajuda no relaxamento muscular e estimula aspectos cognitivos que podem afetar diretamente no desempenho da preparação para o vestibular. “Melhoria da circulação sanguínea e da frequência cardíaca, trabalhar o corpo e alongar são alguns dos benefícios”, aponta a educadora física e professora da Academia Runner de São José dos Campos, Anna Caroline Paparele.

“Os exercícios liberam alguns hormônios que dão a sensação de bem-estar”, reforça. Segundo ela, o ideal é praticar exercícios de relaxamento. “A rotina puxada de estudos pode provocar sedentarismo, má postura e até insônia. Ao se exercitar, o corpo do aluno trabalha para liberar beta endorfinas e outros hormônios que dão a sensação de bem-estar e ainda ajudam na concentração, disposição e beneficiam a memória”, explica a profissional.

“Durante ou nos intervalos dos estudos, alongar o corpo inteiro e fazer movimentos leves de rotação com a cabeça, punhos e tornozelos pode aliviar a tensão. Já caminhar ou correr, boas opções de atividades físicas e a musculação, um exercício que trabalha o controle da respiração e a tranquilidade, já que é preciso executar os movimentos corretamente.

Além disso, atividades em grupo como futebol, aulas de luta ou de dança, podem distrair o vestibulando e desviar a atenção da rotina de estudos. “Essas são atividades extremamente benéficas do ponto de vista da saúde e também pelo lado psicológico e social, já que, dessa forma as preocupações e toda a tensão do vestibular podem ser amenizadas”, finaliza Anna.

, , , , , , , , , , , , , ,