Fechado há 36 anos, Complexo Ferroviário de Taubaté será restaurado

Think tank sem fins lucrativos do interior paulista, focado no desenvolvimento sustentável, economia criativa e smart cities, lança edital para obras em patrimônio ferroviário federal fechado há 36 anos

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
18/10/2022 11h51

O Instituto I.S de Desenvolvimento e Sustentabilidade publicou o chamamento público para a realização das obras de melhoria e recuperação do Complexo Ferroviário de Taubaté, no Estado de São Paulo. A escolha da empresa responsável pela execução do serviço de restauro será feita por meio da modalidade de Convite, com a análise de Melhor Técnica/Menor Preço.

A recuperação da estação acontece através da Lei Federal de Incentivo à Cultura / Pronac 191227, integrando uma das ações do programa Resgatando a História. O projeto foi selecionado por intermédio do edital do BNDES nº 001/2021. O apoio financeiro ocorre por parte do BNDES, MRS Logística, EDP e Gestamp.

As propostas das empresas interessadas no serviço de restauro devem ser entregues até o dia 21 de outubro, às 17 horas. A divulgação das empresas classificadas acontecerá em 31 de outubro. O prazo para realização da obra será de 12 meses, e o investimento anunciado é de R$ 6,2 milhões – sendo 95% do valor vindo da iniciativa privada.

A Iniciativa

Datado de 27 de dezembro de 1876, o Complexo Ferroviário de Taubaté tem grande relevância histórica, pois integrou o modal ferroviário responsável pela distribuição de café para o Porto de Santos e, ao mesmo tempo, era parada obrigatória de passageiros nas viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro até a década de 80.

A iniciativa de preservação, revitalização e nova utilização do espaço teve sua primeira fase entre 2012 e 2017, também idealizada e coordenada pelo Instituto I.S, quando foi restaurado completamente o Armazém do Café, que passou a funcionar como a Estação do Conhecimento até o início da pandemia, que provocou a paralisação das atividades envolvendo público. De novembro de 2017 ao final de 2019, foram realizadas mais de 100 atividades culturais na então Estação do Conhecimento, atendendo cerca de 11 mil pessoas.

Com essa segunda fase da restauração, o prédio da Estação Ferroviária de Taubaté, que é classificado como “neorrenascentista francês”, sendo em estilo medieval com toques normandos, na alta torre central, com seu telhado de placas de ardósia com águas de grande inclinação encimadas por gradis de ferro rendilhado e sua plataforma com tesouras inglesas de ferro e rebites, será totalmente restaurado. Em 2023, o prédio completará 100 anos, sendo uma grande conquista do Instituto I.S para a cidade.

“O Instituto I.S não mediu esforços pela restauração do Complexo Ferroviário de Taubaté. Para nós é uma vitória e uma honra recuperar esse patrimônio histórico da cidade, possibilitando o fomento do desenvolvimento local e regional por meio da economia criativa, da inovação, do turismo e da cultura em prol do empreendedorismo. Taubaté possui diversos potenciais pouco trabalhados que precisam ser melhores aproveitados”, declara Rodrigo França, Diretor-Presidente do Instituto I.S.

Para Rodrigo, é um grande avanço e satisfação o projeto já estar na fase de seleção da empresa que fará a obra. “Foi muito empenho para chegar até aqui. Agradeço a todos que confiam e apoiam essa iniciativa”, conclui.

Serviço

DATA E HORÁRIO DE ENTREGA DA “PROPOSTA COMERCIAL” e “DOCUMENTAÇÃO”: até as 17:00, do dia 21/10/2022, em formato digital, extensão PDF, validado por certificado digital nominal à pessoa jurídica, para o e-mail: contato@is.org.br

DATA E HORÁRIO DE DIVULGAÇÃO DAS EMPRESAS PROPONENTES CLASSIFICADAS: até as 17:00, do dia 31/10/2022, em resposta aos e-mails enviados pelas empresas proponentes participantes.

Mais informações sobre o Chamamento Público Edital Nº 003/2022/IS no site https://www.estacaodoconhecimento.com/chamamentopublicorestauroestacao.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , ,