Ferramentas online: 6 formas de ganhar tempo com a nuvem

De edições em tempo real a resposta automática de e-mails, a nuvem pode te fazer ganhar minutos preciosos

Da Redação

A adoção de ferramentas hospedadas na nuvem já é realidade em diversas empresas do mercado. Segundo um estudo da IDC, cerca de 80% das organizações no Brasil preferem a computação em nuvem, devido à economia e inovação que o serviço oferece. Como a produtividade é um fator importante no trabalho, plataformas como o G Suite estruturam melhor o tempo, permitindo que os usuários foquem em pontos como atender prazos e manter os clientes satisfeitos.

Dentro do mercado de nuvem, a plataforma G Suite agrupa aplicativos e funções que têm a missão de fornecer melhores e simplificadas formas de trabalho para seus usuários, reunindo ferramentas do dia a dia de profissionais e usuários casuais de qualquer setor. E-mail, agenda, chats, armazenamento on-line, programas para criação de conteúdo e soluções voltadas para empresas, estão entre os serviços oferecidos, de forma segura e hospedada no ambiente da nuvem.

Pensando nisso, conheça seis formas de como a tecnologia na nuvem permite que seus usuários ganhem tempo:

Trabalhe off-line, de onde você estiver: O Gmail, o Docs e o Drive disponibilizam uma ferramenta para trabalho off-line, que irá armazenar essas informações momentaneamente, dentro do navegador Google Chrome, sendo atualizados para a nuvem assim que o usuário retornar à uma conexão de banda larga.

Escreva e-mails com menos tempo: O Smart Compose sugere preenchimentos automáticos em frases comuns, ou até sugestões personalizadas, conforme você digita uma mensagem, para prever frases que estão em escrita. O Smart Reply tem uma funcionalidade semelhante, mas auxiliando na resposta de e-mails, dentro das atividades mais comuns. Essas ferramentas funcionam com inteligência artificial (IA) e machine learning (ML).

Agende e participe de reuniões de qualquer lugar: Ao utilizar o Google Agenda para marcar uma reunião no Hangouts Meet, automaticamente é gerado um link e um número de discagem que podem ser utilizados para realizar o evento on-line. Esses links não exigem PINs, normalmente necessários em reuniões via telefone, o que facilita o processo. Com o recurso de reserva automática da Agenda também é possível cadastrar características das salas de reunião de uma empresa, e com isso direcionar qual o melhor espaço dentro da companhia para cada necessidade.

Faça anotações além da escrita: Como em algumas situações é difícil realizar anotações, por que não tirar uma foto para registrar detalhes do que precisa? O Keep permite adicionar fotos, áudios e listas a notas on-line, o que pode economizar tempo e melhorar a organização de ideias e afazeres dos usuários, que não vai precisar escrever tudo em diversos lugares.

Priorize arquivos de forma automática: Com ajuda do machine learning, o Google Drive consegue priorizar documentos on-line e exibi-los para o usuário em ordem de “importância”. Uma extensão para Google Chrome ainda permite que se realizem buscas no Drive de forma simples.

Crie documentos mais rapidamente: O Docs oferece modelos de documentos para diversas necessidades, além da ferramenta de digitação por voz, que permite que o usuário escreva seus textos usando apenas a fala. Com esse recurso é possível, inclusive, alterar estilos de fontes, adicionar tabelas e inserir links.

Utilizando essas ferramentas, é possível ganhar minutos importantes em tarefas que normalmente geram muito tempo, não só no trabalho, mas em atividades corriqueiras, como planejamentos pessoais, roteiros de viagens, entre outras.

, , ,