Fique atento – o passaporte europeu pode ser um belo diferencial na busca por uma vaga de emprego!

Isso sem falar, também, que o documento abre portas para quem sonha em trabalhar fora do Brasil. Com um número cada vez mais alto de desempregados, o mercado de trabalho brasileiro se tornou ainda mais competitivo no último ano – são poucas vagas de emprego para muitos candidatos

por Patricia Mora, para outrosquinhentos.com*

Qualificação profissional, experiência e boas formações não garantem mais sucesso na recolocação, mas alguns diferenciais podem ser destaque no currículo, e o passaporte europeu é um dos mais benéficos neste sentido.

O fato é que ter um passaporte europeu deixou de ser desejo apenas de quem busca emprego no exterior – no Brasil, ele passou a ser um diferencial no currículo como sinônimo de atualização e disponibilidade para viagens e mudanças a trabalho.

O documento tem sido cada vez mais procurado por brasileiros por diversos outros benefícios, além de incrementar o currículo. Com o passaporte europeu, por exemplo, é possível morar em qualquer país da União Europeia sem necessidade de visto e com menos burocracia na hora de alugar ou comprar um imóvel – até mesmo financiamentos podem ser mais fáceis com ele.


Leia também: Conexão Brasil-Itália em outrosquinhentos.com! Você já conhece a coluna de Patricia Mora?

O passaporte italiano é um dos mais cobiçados atualmente – enquanto o passaporte brasileiro ocupa o 18º lugar na lista dos passaportes mais poderosos do mundo, o italiano aparece em 4º. Ele oferece a possibilidade de entrar em 188 países, incluindo livre trânsito naqueles que fazem parte da União Europeia, sem necessidade de visto, como EUA, Japão, Emirados Árabes e Canadá.

No Brasil, o passaporte italiano é um diferencial no currículo que simboliza experiências em outros países e, possivelmente, um forte conhecimento em outros idiomas. Hoje em dia, saber Inglês é tão essencial que, muitas vezes, é critério de eliminação em processos seletivos. O Inglês deixou de ser diferencial e quem quer se destacar no mercado de trabalho sabe que é preciso conhecer um terceiro idioma além do Português e do Inglês.

É claro que a escolha de qual idioma estudar varia de acordo com a área profissional, mas aprender Italiano oferece várias vantagens em diversos aspectos culturais, acadêmicos e empresariais.

A Itália é, hoje, uma das principais economias do mundo e muitos empregadores buscam candidatos que falem o idioma. Trata-se de um País com uma economia forte e diversificada. As indústrias têxtil e de cosméticos, por exemplo, são responsáveis por um grande volume anual de exportações. A culinária e o turismo, que são um dos mais famosos do mundo, também aquecem o PIB italiano.

O italiano é uma língua muito pouco falada fora da Itália, o que é um grande diferencial para o profissional que quer se destacar no mercado de trabalho. Importadoras no Brasil e exportadoras italianas estão sempre buscando candidatos que falem Português e Italiano para compor seus quadros de funcionários.

Pense nisso e aumente suas chances profissionais!

*Os textos dos colunistas são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião de outrosquinhentos.com
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clicando aqui.



, , ,