Capital Nacional da Literatura Infantil: Taubaté recebe segunda edição da FLIT

Da Redação

Depois de superar todas as expectativas em seu primeiro ano de execução, a Feira de Literatura Infantil de Taubaté, a FLIT 2018, chega à sua 2ª edição repleta de atrações e novidades para o público infantil e toda a família. O evento acontece de 17 a 23 de setembro na Avenida do Povo. A feira vem pra mais uma vez consolidar a cidade de Taubaté como detentora do título de Capital Nacional da Literatura Infantil. O projeto foi concebido, criado e produzido por uma Comissão Organizadora composta pelo Presidente Edsson Junior, Chefe de Gabinete do Prefeito; Vice-presidente José Ferreira Silva, Diretor do Departamento de Turismo; e Gisele Viola Machado, Gestora do Departamento de Educação e Rose Duarte, Diretora do Departamento de Comunicação.

O tema central da FLIT este ano é Narizinho – reinações na terra de Lobato. O intuito é valorizar o feminino representado pela personagem trazido à Feira, de forma lúdica, em várias das atrações propostas para este ano. Monteiro Lobato, em Reinações de Narizinho cria um Sítio em que as crianças aprendem a partir de aventuras imaginárias entremeadas por aventuras reais e histórias de uma avó. É a combinação entre a imaginação de uma criança e a realidade experimentada pelos adultos. A FLIT propõe todo esse universo aos visitantes.

A estrutura da feira contará, todos os dias, com stands de 11 editoras, sendo elas Autêntica, Callis, Casa Cultura, Ciranda Cultural, Companhia das Letras, Cortez, Edelbra, Girassol, Melhoramentos, Mercuryo Jovem e Paulus. Na programação teremos formação de professores, palestras, sessões de contação de história, atrações artísticas (teatro, música e dança), oficinas, apresentações de artistas locais e nacionais e outros.

O show de abertura fica por conta do Palavra Cantada e o show de encerramento com o Balão Mágico, que voltou a sua formação original para uma turnê saudosista lembrando os grandes sucessos dos anos 80. Outro momento importante é a participação de duas famosas Fernandas para um bate-papo e tarde de autógrafos de seus livros. Na sexta-feira, dia 21, às 18h, é a vez da Fernanda Concon, que interpreta a personagem Alicia, na novela Carrossel. Ela apresenta seu primeiro livro: O guia de sobrevivência da Fernanda Concon – Meu plano infalível para me dar bem no Ensino Médio e na vida. Lançado pela Editora Gutenberg, pertencente ao Grupo Autêntica, o livro é um verdadeiro manual de como sobreviver ao Ensino Médio, apresentando dicas de como se preparar para essa fase da vida, a escolha da profissão e como equilibrar as relações entre família, amizade, estudos e a carreira. Um dos papéis mais conhecidos da atriz e escritora é a Alicia, da novela e filmes do Carrossel. A pedido da autora, haverá distribuição de senhas a partir das 17h no dia. Serão distribuídas um total de 300 senhas, cada pessoa pode retirar no máximo 3 senhas e a autora irá autografar somente o seu livro, não sendo permitido autógrafos em cadernos, blocos, etc.

No domingo, dia 23, às 15h, o bate papo é com Fernanda Takai. Vocalista da banda mineira Pato Fu há 25 anos, há 10 lançou-se numa carreira solo com repercussão nacional e internacional. Tem 4 livros publicados e conquistou recentemente um prêmio Jabuti. Vem pra FLIT num bate-papo sobre o livro O Cabelo da Menina, que narra a história de uma menina que um dia acordou com a cabeleira malucona. Na escola, a atitude da menina causou grande repercussão e o resultado foi inusitado. Acompanhando com leveza esse dia nada normal da menina e de seu cabelo, o livro destaca a importância da autoestima e de reconhecer o que há de belo em cada pessoa. Takai vai atender por uma hora e os autógrafos serão também somente nos livros da autora, com atendimento por ordem de chegada.

Além disso, todos os dias 600 crianças da rede municipal serão levadas para a FLIT, no período da manhã e da tarde, para participar de atividades como contação de história e encenações teatrais. Será fornecido transporte para os estudantes da zona rural e localidades mais afastadas. As crianças da rede municipal de ensino produziram ao longo do ano um livro que será lançado durante a Feira e tiveram um trabalho desenvolvido durante todo o ano sobre o tema da FLIT.

A Praça de Alimentação Tia Anastácia contará com diversificados food trucks, sendo eles: Batalhão Batata Frita, Asmarany Arabian Food, BBQ Store, Bob Burgue’s, Bolonhesa, Eu Fiz Café, Expresso China, Chippers, Brunella Churros Gourmet, A Cremosinha Delícias Artesanais, Happy Crepp, Oba Oba espetos, The Friend, Kombosa Shake, Ladie’s Burguer, Mr.Crab Culinária Costeira, Na Cumbuca Escondidinho e Street Burguer.

A novidade fica por conta do Espaço Nerd/Geek com as atividades das escolas Imago – Academia de Arte e Design e Super Geeks com oficinas de Desenho Pixel Art, Oficina Youtuber, Oficina MineCraft, Jogos 2D, Oficinas de Quadrinhos, Oficina de Mangá, Oficina de Criação de Cosplay, Oficina de Modelagem, Oficina de Criação de Personagem e Oficina de Concept Art com os personagens de Monteiro Lobato.

FLIT SOLIDÁRIA – Além de levar cultura e literatura para a região, a FLIT também tem solidariedade. A FLIT Solidária é uma campanha desenvolvida pelo Fussta (Fundo Social de Solidariedade de Taubaté), que estará com uma estação de arrecadação, para receber alimentos não perecíveis durante toda a feira. Os alimentos serão doados para as entidades sociais do município, atendidas pelo Fussta.

Em 2018, a FLIT conta com o apoio da Câmara Brasileira do Livro – CBL, CCR NovaDutra, Dona Bella Casa de Delícias, Fortunato Móveis, Imago Academia de Arte e Design, ABC Transportes, Super Geeks, NET, Cardoso Casa e Construção e The Place/ Via Auto Shopping.

O público interessado poderá conferir as atrações da Feira no www.flit.taubate.sp.gov.bre na página www.facebook.com/feiradeliteraturainfantildetaubate/

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEGUNDA-FEIRA | 17/09
9h30 – Contação de História: Cia Fabricando Arte em “O casamento de Narizinho”
10h15 – Teatro:Turma do Sítio em “O mundo do faz de conta”
14h – Contação de História: Cia Fabricando Arte em “O casamento de Narizinho”
14h45 – Teatro:Turma do Itaim em “Narizinho recebe uma visita”
15h30 – Participação de escolas: Novo Horizonte e Cecap
16h – Atividade lúdica: “Porque lixo é pra ser reciclado”
19h – Show de Abertura: Palavra Cantada
TERÇA-FEIRA | 18/09
9h30 – Contação de História: Cia Fabricando Arte em “O casamento de Narizinho”
10h15 –  Teatro: Turma do Sítio em “O mundo do faz de conta”
14h – Contação de História: Cia Fabricando Arte em “O casamento de Narizinho”
14h45 – Teatro:Turma do Itaim em “Narizinho recebe uma visita”
15h30 – Atividade literária/Lançamento do livro: Taubaté – A cidade da Gente
16h – Atividade lúdica: Narizinho e o trânsito – Secretaria de Mobilidade Urbana
18h – Atividade literária/Formação de professores: Otávio Nazareth e José Santos
20h – Show: MPB de Mesa
QUARTA-FEIRA | 19/09
9h30 – Contação de História: Cia Fabricando Arte em “O casamento de Narizinho”
10h15 –  Teatro: Turma do Sítio em “O mundo do faz de conta”
14h – Contação de História: Cia Fabricando Arte em “O casamento de Narizinho”
14h45 – Teatro: Turma do Itaim em “Narizinho recebe uma visita”
15h30 – Atividade artística/Projeto Esperança com banda e ballet
16h30 – Contação de História: Narizinho em “O pó de Pirlimpimpim” com Projeto Conviver
18h – Atividade literária/Lançamento de livro com alunos das escolas municipais
20h – Show: Rafinha Acústico
QUINTA-FEIRA | 20/09
9h30 – Contação de História: Cia Fabricando Arte em “O casamento de Narizinho”
10h15 – Teatro:Turma do Sítio em “O mundo do faz de conta”
11h – Dança:  Balé da Cidade apresenta “Matéria-prima”
14h – Contação de História: Cia Fabricando Arte em “O casamento de Narizinho”
14h45 – Teatro: Turma do Itaim em “Narizinho recebe uma visita”
15h30 – Atividade literária: Literatura Marginal
16h30 – Rua de Lazer: Brincadeiras do tempo da Vovó Benta
18h – Atividade lúdica: Concurso Cosplay
20h – Show: Luana Camarah
SEXTA-FEIRA | 21/09
9h30 – Contação de História: Cia Fabricando Arte em “O casamento de Narizinho”
10h15 –  Teatro:Turma do Sítio em “O mundo do faz de conta”
14h – Contação de História: Cia Fabricando Arte em “A doença Narizinho Arrebitadite”
14h45 – Teatro: Turma do Itaim em “Narizinho recebe uma visita”
15h30 – Contação de História: Leandro Augusto em “O Casamento de Narizinho”
16h30 – Intervenção artística: Capoeira Angola
18h – Atividade literária: Fernanda Concon – a Alicia de Carrossel
20h – Show: Serial Funkers com abertura de Jeff Street Dance
SÁBADO | 22/09
10h – Música: Coral Conviver em “Sarau da Vovó em homenagem a Narizinho”
10h30 – Rua de Lazer: Brincadeiras do tempo da Vovó Benta
11h – Dança: Narizinho em ritmo das Danças de Roda com Projeto Conviver
11h30 – Música: Orquestra Sinfônica de Taubaté
14h – Contação de história: Leandro Augusto em “Narizinho decide casar Emília”
15h – Teatro: Cia Le Plat do Jour em “Chapeuzinho Vermelho”
16h – Oficina: Mãos à “obra”
17h – Música: Tempo de Brincar em “Canto de Assombração”
18h30 – Música: Famuta
20h – Show: Coletivo de Música Taubateana
DOMINGO | 23/09
10h – Música: Viola Caipira
11h – Atividade literária/Mesa redonda: “A literatura infantil na contemporaneidade”
12h – Dança: “Na festa do País das Maravilhas de Narizinho” com Integrarte Dança
13h – Música: Coral Vozes
14h – Música: Yasmin Giacomini
15h – Atividade literária: Fernanda Takai
17h – Intervenção artística: Palhaço Lanterninha
19h – Show: Balão Mágico
, , , , , , , , , ,