Fundação Dorina Nowill para Cegos transforma cartinhas para o Papai Noel em áudios narrados por pessoas cegas e com baixa visão

Criada pela Lew’Lara\TBWA, a campanha “Adote um Áudio” acontece pela segunda vez e conta com parceria da Deezer para divulgação e publicação das histórias

Da Redação | outrosquinhentos.com | São Paulo

Na época do Natal é muito comum as crianças escreverem cartas para o Papai Noel contando como elas se comportaram durante o ano e pedindo o presente tão desejado. Pensando nas crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão e nessa tradição, a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove pelo segundo ano consecutivo a ação “Adote um Áudio”. A iniciativa substitui os textos escritos por áudios endereçados ao “Bom Velhinho”, e permite que qualquer um realize os sonhos natalinos dessas pessoas.

Com o intuito de ampliar ainda mais o alcance da ação, e ao mesmo tempo aproveitar o crescimento do uso do streaming no Brasil, este ano, a Fundação Dorina conta com a parceria da Deezer, plataforma de streaming de áudio – disponível pelo app ou desktop.

A partir de 15 até 25 de dezembro, a plataforma será o hub de conteúdo de cerca de 50 histórias narradas por crianças, jovens e adultos atendidos e não atendidos pela Fundação Dorina. Elas estão disponíveis em playlists na plataforma, sendo possível dar início ao processo de doação no próprio sistema da Deezer .

Leia também: Por que o final de ano mexe tanto com as emoções?

Com mais de 75 anos de atividade, a instituição oferece gratuitamente serviços de habilitação e reabilitação para pessoas cegas ou com baixa visão, empregabilidade, profissionalização, educação e produção de livros em Braille. Apenas no ano de 2020, foram realizados 18.023 atendimentos, presenciais e online, e tudo com o objetivo de promover a independência e autonomia das pessoas cegas ou com baixa visão. Estima-se que o Brasil tenha cerca de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão.

“O Natal é uma época de sonhos e que inspira solidariedade. Incluir pessoas cegas ou com baixa visão nessa tradição, fortalece a esperança que a data inspira e o legado deixado pela dona Dorina. A inclusão é sempre necessária e atitudes como essa fazem a alegria de quem doa e de quem recebe”, comenta Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill.

Segundo Stefan Habergritz, Head de Brand Partnerships da Deezer, a parceria do serviço de streaming com a Fundação faz com que não apenas a ação, mas também, que as histórias dessas pessoas tenham um maior alcance. “É muito importante para nós poder fazer parte de uma campanha como essa. Com cada vez mais gente adotando o streaming e tecnologias de voz, o uso do áudio para que cada um contasse sua história possibilita que as mensagens cheguem a mais pessoas. Como parceiros, estamos engajados em dar o maior alcance possível para essas histórias, para que ainda mais pessoas possam ter um Natal mais feliz em um ano tão complicado como o que tivemos”, explica.

A ação foi criada e operacionalizada pela agência Lew’Lara\TBWA, e contou com a parceria de empresas como a La Carretera, responsável pela captação de imagem, Cabaret Studio pelo tratamento dos áudios e da Webcore para programação e trâmites digitais para check out das doações . Para dar ainda mais visibilidade, “Adote um Áudio” conta também com o apoio da Helloo para mídia de elevadores, da Overview com banners de mídia programática e da BRmedia, no convite para importantes influenciadores e personalidades se engajarem com a causa.

“Esse é o segundo ano consecutivo que a gente encabeça esse projeto lindo e inclusivo junto com a Fundação Dorina, mas confesso que teve um gostinho especial pois já virou tradição! E aí a gente aproveitou e transformou a ação em algo muito maior. Dessa vez, serão muito mais áudios, um mais emocionante que o outro, pra ouvir, dar uma choradinha escondido e adotar. Sem falar na parceria com a Deezer e uma lista enorme de outros fornecedores. Querido papai Noel, nesse ano eu só tenho a agradecer!”, completa Marilu Rodrigues, diretora de criação da Lew’Lara\TBWA.

Em 2020, a Fundação Dorina disponibilizou histórias em sua página no Instagram e possibilitou um Natal feliz e cheio de amor para 21 pessoas atendidas pela instituição. Na ocasião, a adoção se esgotou em tempo recorde. Para este ano, a ideia mais que dobrou de tamanho e com parceiros que ajudam com a expansão da ação.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte do grupo OutrosQuinhentos no Whatsapp! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clique aqui e entre direto no grupo.



, , , ,