Graduação em Fotografia é oferecida em meio ao crescimento do mercado digital

Campo de atuação do fotógrafo profissional cresceu com as transformações da vida contemporânea

Da Redação

A PUC-Campinas está com inscrições abertas, neste Vestibular 2020, para a nova Graduação em Fotografia (Superior de Tecnologia), cujo propósito é atender à demanda crescente do mercado corporativo por profissionais qualificados nesta área. No mundo digital, as empresas diminuem os textos, que cedem espaço para os internautas enxergarem através de imagens.

Atenta às mudanças, a Universidade direcionou a infraestrutura já existente – que dispõe de um importante estúdio de fotografia analógica e equipamentos de ponta de tecnologia digital – para colocar à disposição uma nova opção aos interessados na área, que poderão estudar fotografia em todas as dimensões, aprofundando as teorias e adquirindo excelência na parte técnica.

Para o Prof. Me. Lindolfo Alexandre de Souza, diretor do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) – ao qual o Curso estará vinculado –, outro diferencial será a abordagem de conteúdos em aulas de campos com os quais os profissionais de fotografia precisam interagir. “Os alunos terão, por exemplo, aulas de fotos para interiores com um professor de Arquitetura; de direito de imagem com um docente do Direito; de gestão de planos de negócios em fotografia com professores de Administração, entre outras”, destaca.

A Graduação, que tem duração de 2 anos e será oferecida no período noturno, pretende colocar no mercado profissionais capazes de dominar fundamentos teóricos, técnicos e especializados na produção e pós-produção da imagem fotográfica, analógica e digital, tornando-se aptos para o atendimento de demandas de clientes e empregadores segundo objetivos artísticos, turísticos, comerciais, jornalísticos, publicitários, documentais, editoriais, industriais, científicos, de moda, de eventos, de decoração etc.

De acordo com o professor de fotografia Hugo Gimenes de Lima, a formação na área permite ao profissional o aprendizado de técnicas e ferramentas de linguagens, de aspectos relacionados à representação de imagens, fazendo com que as fotos ganhem significado. Ele enaltece também que o mercado de trabalho tem demandado profissionais com essas capacitações.

“Hoje, o mercado exige que o fotógrafo tenha formação sólida e não seja somente um apertador de botão. A facilidade do digital ampliou as oportunidades, mas fez com que o amador ficasse ainda mais amador. O profissional formado não precisa fazer mil imagens, ele fará as melhores. No sentido de representação, ele vai ser mais eficiente e objetivo na hora de fazer a foto, pois terá um momento reflexivo antes. O amador acha que apertar o botão resolve. Acontece que não é o equipamento que faz a foto; quem faz a foto é o profissional”, finaliza.

As inscrições para o Vestibular 2020 da PUC-Campinas, que vão até o dia 7 de outubro, poderão ser feitas pela Internet em www.puc-campinas.edu.br/vestibularpuc. Neste ano, candidatos de outras regiões podem realizar as provas em Pouso Alegre (MG), São José dos Campos (SP) e São José do Rio Preto (SP).

Saiba mais sobre o Curso de Fotografia (Superior de Tecnologia) pelo link abaixo:

https://www.puc-campinas.edu.br/graduacao/fotografia-superior-de-tecnologia/

, , ,