Grupo Mulheres do Brasil inicia trabalhos em São José dos Campos com presença de Luiza Trajano

Primeiro evento da ‘filial’ joseense acontece no dia 21 de agosto, à partir das 18h30 no Teatro Municipal

Da Redação*

As mulheres joseenses estão sendo contempladas oficialmente com um núcleo local do Grupo Mulheres do Brasil, um movimento político suprapartidário que reúne, aproximadamente, 30 mil participantes voluntárias de diversas cidades do Brasil e também por brasileiras que moram no exterior. A reunião de lançamento será dia 21 de agosto, às 18h30, no Teatro Municipal – Shopping Centro São José dos Campos.

O Grupo vem atuando em São José dos Campos há cerca de um ano, inicialmente com o projeto Vozes – palestras ministradas em escolas, que inspiram jovens a refletir sobre diversos temas, como equidade de gênero e a participação da mulher no mercado de trabalho –, e hoje tem ações desenvolvidas também nas áreas de Empreendedorismo, Igualdade Racial, Saúde, Educação, Combate à Violência contra a Mulher e Comunicação, por meio de seus comitês temáticos. O Núcleo local foi uma iniciativa da atleta olímpica Fabíola Molina, que participa do movimento desde a primeira reunião em 2013, na criação do grupo. “Hoje contamos com mais de 250 mulheres inscritas, que já participaram de nossas reuniões mensais, e muitas estão envolvidas nos trabalhos dos Comitês”, diz Fabíola.

O Núcleo São José dos Campos é liderado também por Kelce Molina, empresária, Leila Queiroz, engenheira, e Solange Nunes, consultora. De acordo com as líderes, São José dos Campos é uma cidade com muitos projetos e ações sociais. “Por isso O Grupo Mulheres do Brasil está sendo muito bem recebido por aqui”, explicam as líderes.

Reunião de planejamento da liderança local e do Comitê Expansão – Foto: Divulgação

Ainda de acordo com as líderes, a população tem muita iniciativa e adesão ao trabalho voluntário. “A possibilidade de ajudar a alavancar projetos transformadores, por meio de capacitação profissional, envolve muito as pessoas e as motivam a contribuir. Portanto existem no município inúmeras possibilidades de realizarmos parcerias, promover conexões entre pessoas e instituições que contribuam para potencializar resultados”, afirmam as líderes do Núcleo.


“As mulheres têm provado sua capacidade por meio de muito esforço e dedicação, mas ainda há barreiras a serem vencidas, como o racismo e a violência” – Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil


A iniciativa faz parte da estratégia de expansão do Grupo que vem transformando realidades a partir do envolvimento da sociedade civil em ações que estimulam a participação e o protagonismo feminino em áreas estratégicas para cada região e também para o país como um todo. “Estamos presentes em 50 diferentes localidades. Com a abertura dos Núcleos Regionais – unidades autônomas que seguem os mesmos princípios do Núcleo Central –, o Grupo cresce também em número de participantes”, afirma Lilian Leandro, diretora de expansão e líder do Comitê Expansão do Grupo Mulheres do Brasil.

A abertura da reunião que marcará o lançamento do núcleo será realizada pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil. “É com muita alegria que estamos lançando mais um Núcleo e dando oportunidade de mais mulheres se unirem ao Grupo Mulheres do Brasil. Eu sempre digo que temos que parar de reclamar e arregaçarmos as mangas para transformar o país, temos que ser protagonistas. Acredito que podemos dar nossa contribuição, pois as mulheres têm provado sua capacidade por meio de muito esforço e dedicação, mas ainda há barreiras a serem vencidas, como o racismo e a violência”, afirma Luiza.

“O Grupo Mulheres do Brasil contribui para a superação desses desafios por meio do estímulo à educação, ao empreendedorismo, ao combate à violência contra a mulher, à conscientização sobre igualdade racial e de gêneros e à participação na tomada de decisões que envolvam a participação da sociedade civil”, completa a executiva.

A reunião de lançamento será realizada no Teatro Municipal – Shopping Centro São José dos Campos, Rua Rubião Júnior, 84, Centro, dia 21 de agosto, às 18h30 (credenciamento a partir das 17h30), e contará com a participação de lideranças femininas da região. É gratuita e voltada para todas as mulheres.

*com informações do Grupo Mulheres do Brasil

, , ,