Números, medidas e formas: Habilidades que seu filho pode aprender no período pré-escolar

As crianças, que veem como seus pais usam a matemática no cotidiano, praticam atividades relacionadas a elas com mais frequência. Isso, por sua vez, aumenta as habilidades matemáticas iniciais que servem de base para o aprendizado futuro

Da Redação

Os pais desempenham um papel fundamental na educação matemática precoce de seus filhos. Não só eles podem fornecer jogos e brinquedos relacionados à matemática, mas também servem como um exemplo de seu uso na vida cotidiana.

As crianças, que veem como seus pais usam a matemática no cotidiano, praticam atividades relacionadas a elas com mais frequência. Isso, por sua vez, aumenta as habilidades matemáticas iniciais que servem de base para o aprendizado futuro.

Existem algumas habilidades que os pequenos podem ter antes de começarem a pré-escola. As oportunidades de adquiri-las estão em toda parte, e há atividades simples e divertidas com as quais os pais podem incentivá-los a praticar para incentivá-los

A capacidade de contar e a “cardinalidade”

Essa capacidade inclui contar até 20, ordenar letras com números, identificar sem contar quantos elementos compõem um conjunto pequeno e entender que o valor não muda independentemente de como ele é distribuído.

Os futuros alunos também terão que aprender a cardinalidade, o que significa que eles devem entender que o último objeto contado representa o número de elementos no conjunto.

A capacidade de contar e a cardinalidade podem ser facilmente integradas à vida diária. As crianças podem contar seus brinquedos enquanto pegam ou quantos passos levar da cozinha para o quarto.

Operações e pensamento algébrico

Alunos pré-escolares devem resolver problemas simples de adição e subtração usando objetos.

Os pais podem incentivar seus filhos a resolver problemas simples de matemática durante suas tarefas diárias.

Por exemplo, você pode pedir-lhes para calcular o número correto de pratos ou utensílios quando eles colocam a mesa para comer. Lembre-se de que a linguagem matemática que as crianças ouvem é importante. Você pode fazer perguntas como: “Quantos mais pratos precisamos?”.

Ao começar a treinar estas capacidades tão novos, quando chegar à altura de aprenderem outras coisas mais complicadas, por exemplo como calcular percentagens ou probabilidades o cérebro deles irá aprender de imediato.

Números e operações baseadas em 10

As crianças precisam começar a entender que o número “dez” é composto por 10 “uns”. Contar os dedos das mãos e pés é uma ótima maneira de destacar os números de um a 10.

Dinheiro e moedas, em particular, é outra excelente maneira de chamar a atenção para a base 10. Os pais podem brincar nas lojas com seus filhos usando moedas de um centavo e “comprar” brinquedos para quantidades diferentes. Durante o jogo, você pode falar sobre quantos brinquedos você pode comprar com 10 centavos.

Medições e dados

Os alunos de pré-escola devem saber distinguir os objetos de acordo com suas características – como forma, cor e tamanho – ou identificar as características segundo as quais os objetos foram classificados. Eles também precisam ser capazes de ordenar objetos por uma determinada característica mensurável, como de maior para menor.

Ao chegar na pré-escola, as crianças também devem poder comparar objetos e usar expressões como “mais do que”, “menos que”, “mais”, “mais curto”, “mais pesado” ou “mais leve”. Os pais podem ajudá-los a usar essas palavras para destacar comparações.

Geometria

As primeiras habilidades em geometria incluem nomear e identificar formas bidimensionais, como círculos, quadrados e triângulos.

As crianças também precisam perceber que existem formas de tamanho, perfil e orientação diferentes que são os mesmos.

Pré-escolares aprendendo formas geométricas

Da mesma forma, eles devem ser capazes de reconhecer que um círculo é como uma esfera e usar termos informais, como “caixa” ou “bola” para distinguir objetos tridimensionais.

Nesse sentido, os pais podem chamar a atenção de seus filhos sobre as formas que estão em seu ambiente.

, , , , , , , , , , , , , , , ,