Inscrições para o Castramóvel no Cerejeiras começam na terça

Desde 2018, a Prefeitura já realizou 18,1 mil castrações e microchipagem 

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
09/09/2022 21h43

A Prefeitura de São José dos Campos abre na terça-feira (13) as inscrições para a castração gratuita de cães e gatos através do programa Meu Pet Feliz, com o auxílio do Castramóvel, no Jardim Cerejeiras, região leste. Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas mais de 18 mil castrações e microchipagem, sendo 5,4 mil com o apoio do Castramóvel.

As inscrições são presenciais e podem ser feitas até o dia 16, das 9h às 15h, no Centro Poliesportivo José Carlos das Neves, na rua 23 de Dezembro, 400, no Jardim Cerejeiras, região leste. Serão aceitas inscrições de moradores de todas as regiões da cidade.

Haverá a distribuição de senhas até o esgotamento das vagas. Quem tem cães com mais de 20 kg ou gatos, deve ficar atento, já que as senhas são em menor quantidade e se esgotam rapidamente.

Os procedimentos serão realizados no sábado (17) e no domingo (18), das 8h às 18h, na EMEF Silvana Maria Ribeiro de Almeida, que fica na rua 8 de Dezembro, s/n, no Jardim Cerejeiras. Serão disponibilizadas 440 vagas: 350 para cães com até 20kg, 30 para cães com mais de 20kg e 60 para felinos (macho ou fêmea).

Critérios

Podem se inscrever quem mora obrigatoriamente em São José dos Campos e maiores de 21 anos. É preciso apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço.

Quem tem mais de 60 anos precisa indicar um condutor com idade inferior para conduzir o animal no dia da cirurgia e ter condições físicas de carregá-lo sob efeito de anestésico no pós-operatório.

Animais

Os animais que participam do programa Meu Pet Feliz não podem ser usados para fins comerciais ou de competições.

Para serem castrados, todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos e nem apresentarem doenças (como doenças de pele aparentes), desgaste físico ou anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Poderão ser castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos e gatos de 4 meses a 8 anos. Cães com mais 20 kg até 40 kg, de 6 meses a 6 anos serão atendidos de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica veterinária.

Observações

Poderão ser castrados até 2 animais por CPF. Cada inscrito deve levar a própria garrafa de água e caneta esferográfica azul. É recomendado o uso de máscara no local e o distanciamento de dois metros deve ser mantido.

Não será permitida a entrada de crianças e menores  de 21 anos. Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições no programa por 120 dias.

Não serão castrados cães e gatos braquicefálicos (focinho achatado), cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, gatos persa, e outros.

ONGs, Protetores Independentes e Pontuais, previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, poderão inscrever 2 animais por CPF do tutor de todas as regiões. O mesmo vale para cães mantidos com supervisão da proteção animal.

Meu Pet Feliz

O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Recém-lançado, site do CCZ de São José registra 6 adoções de pets

Lançado há 19 dias, o site do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São José dos Campos já registra 26 interessados na adoção de pets, com seis adoções concluídas. A página, que possui um catálogo com os cães e gatos que estão disponíveis para adoção, integra o Plano de Gestão 2021/2024 e melhora a divulgação e acesso aos serviços do CCZ e da divisão de Bem-Estar Animal do município.

Agora, mais seis pets que estavam sob os cuidados do CCZ ganharam um novo lar e uma família: as cadelas Rainha, Mina e Chiba, e os felinos, Bill, Jaguatirica e a Vernita. Todos os pets do CCZ estão devidamente vacinados, são castrados e microchipados.

Logo na página inicial do site, os internautas têm acesso ao programa de adoção de cães e gatos e um catálogo com fotos dos pets que já foram adotados e os que estão disponíveis para adoção.

Por meio desse catálogo, é possível compartilhar em outras redes sociais e também já preencher um formulário inicial de intenção de adoção. As equipes do Bem Estar Animal do CCZ entrarão em contato para dar andamento ao processo. Os interessados devem ficar atentos e conferir os dados de contato inseridos no formulário.

O site

Bem-Estar Animal

Na página da divisão, os internautas também têm informações sobre o Meu Pet Feliz, programa permanente de castração e microchipagem de cães e gatos que atende em três modalidades: centro cirúrgico do CCZ, clínicas veterinárias credenciadas e através do Castramóvel.

Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 17.953 castrações, sendo 9.189 fêmeas caninas, 5.077 machos caninos, 2.327 fêmeas felinas e 1.360 machos felinos. Desse total, 5.466 foram feitas pelo Castramóvel.

O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Em São José, a Prefeitura também realizada uma feira de adoção e vacinação antirrábica de cães e gatos em todo último sábado do mês, das 8h30 às 13h, e um programa de adoção de animais de grande porte.

Vigilância Entomológica e Zoossanitária

A página traz ainda os conceitos e serviços do CCZ, como o da Vigilância Entomológica e Zoossanitária, e os munícipes ainda podem consultar a lista dos ACE’s (Agentes de Combate às Endemias), que visitam os imóveis para conscientizar e proteger a população contra doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Zoossanitária

As atividades da Equipe Zoossanitária são voltadas aos atendimentos relacionados às ocorrências com animais peçonhentos e sinantrópicos, investigação sobre doenças zoonóticas, atendimentos a agravos produzidos por animais peçonhentos e acidentes antirrábicos.

Programa de Combate às Arboviroses

Conjunto de atividades para o controle do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Na aba deste serviço, serão disponibilizadas informações importantes como o resultado das ADL’s (Avaliações de Densidade Larvária).

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , ,