Livro didático auxilia estudantes a elaborarem projetos de vida em tempos de pandemia

“Projeto de Vida” foi escrito pela doutora em Linguística Aplicada Maria Tereza Campos Arruda e contribui para a formação pessoal e profissional dos alunos frente aos desafios dentro e fora do ambiente escolar

Da Redação | outrosquinhentos.com

Quais são os sonhos que um jovem tem para sua vida? Quais são seus interesses e motivações? Ele se aceita como é e confia em si? Se essas perguntas já eram complexas há pouco mais de um ano, respondê-las em tempos de pandemia da COVID-19 e com aulas remotas virou um desafio para pais e docentes.

Pensando nisso, a professora Maria Tereza Campos Arruda, doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, escreveu o livro “Projeto de Vida – Tecer o futuro”, destinado aos alunos do ensino médio para facilitar esse processo no ambiente escolar.

Em 260 páginas, “Projeto de Vida – Tecer o Futuro” é um livro que pode ser usado em sala de aula como uma ferramenta qualificada para professores ajudarem no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus alunos.

Ao usar referências que vão desde os filósofos Aristóteles e Platão, passando pelos poetas Fernando Pessoa e Pablo Neruda até ícones da cultura pop como o rapper Emicida, as atividades e exercícios do livro despertam a atenção e determinam um foco para uma geração bombardeada por diversas distrações.

De acordo com Maria Tereza, os professores envolvidos na educação de um estudante do Ensino Médio devem estimulá-lo a pensar sobre sua posição na sociedade contemporânea, suas aptidões e até mesmo nas suas atividades em grupo.

“Há uma preocupação grande em como prepará-los para o mundo do trabalho que se encontra em constante transformação, sobretudo no último ano em que a pandemia do novo coronavírus mudou o cenário global em todas as áreas do conhecimento. Ao escrever o livro me preocupei em oferecer uma ferramenta que prepare o estudante a acompanhar essas transformações e se adaptar a elas, pois um plano de vida é dinâmico e está sujeito a mudanças constantes”, afirma Maria Tereza.

“Projeto de Vida – Tecer o Futuro” é dividido em três módulos, O primeiro ambienta o aluno com aquela nova fase de ensino e começa a inseri-lo em um ambiente menos lúdico em relação ao Ensino Fundamental. O módulo 2 foca no desenvolvimento do aluno como cidadão, expõe alguns de seus direitos e deveres, e o incita a pensar sobre sua posição no meio social. O último módulo é focado em mostrar ao aluno o mundo profissional, como funcionam as relações interpessoais no mercado de trabalho e também o auxilia a definir um caminho de atuação.

A autora estruturou o conteúdo do livro seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborada para orientar a reorganização dos currículos regionais e das propostas pedagógicas das escolas que oferecem os cursos da Educação Básica. Ou seja, ela trata do Ensino Infantil ao Ensino Médio.

Para desenvolver as Competências Gerais (CG) ao longo dessa fase decisiva na vida de qualquer pessoa, a BNCC prevê o desenvolvimento de Competências Específicas (CE) de cada área de conhecimento como Linguagens e Suas Tecnologias (LGG), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS), Ciências da Natureza (CNT), Matemática e Suas Tecnologias (MAT).

Com isso, o uso de recursos qualificados em sala de aula como o livro “Projeto de Vida – Tecer o Futuro” faz com que o estudante tenha um plano pessoal que o coloca no centro do processo de aprendizado. Isso procura garantir que os estudantes se preparem para atuar no mundo contemporâneo assumindo uma atuação consciente e participativa.

O livro publicado pela editora Saraiva faz parte de uma coleção de materiais didáticos destinados ao Ensino Médio. A obra se destaca pelo papel social que pode cumprir, direcionando os alunos ao caminho da reflexão e do sucesso, por meio de atividades que se encaixam ao cotidiano de alunos do ensino médio.



, , , , ,