Magia do Circo: malabarismo encanta ruas da Região Metropolitana do Rio

Artista de rua tem sonho de viajar por cidades e levar arte, comida e brincadeiras para crianças, tudo de graça

por Leandra Vianna, para outrosquinhentos.com | São Gonçalo

Quem passa pela principal via do centro da cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é surpreendido pela arte do jovem Bruno Rabello, de 21 anos, morador da Comunidade da Coréia, no bairro do Pita. Bruno é um dos talentosos malabaristas de “sinal” ou de “farol” que encantam os passantes em ruas pelo Brasil afora.

A influência do artista de rua pelas artes circenses é internacional.

“Eu comecei esse ano, por influência da minha namorada. Ela é viajante e mora na Bahia. A gente acabou se conhecendo na roda Cultural de Alcântara, [bairro comercial de São Gonçalo – RJ], onde eu era o organizador. Por meio dela, conheci um malabarista e equilibrista argentino, que me apresentou as clavas, daí aprendi o movimento base inicial. Me apaixonei e comprei as bolinhas. Em um mês de treino, já estava no sinal”,  conta o artista habilidoso.


Leia esta também: Com Síndrome de Down, meninas de 5 e 8 anos, arrancam suspiros e se consagram como modelos mirins

De origem humilde, Bruno, que é órfão de pai e mãe, foi criado por um casal de cozinheiros que vende quentinhas, salgados e doces para sustentar a família. Hoje, ele mora sozinho e tenta tirar da arte o seu sustento.

“Terminei o ensino médio, mas não fui para a faculdade nem curso. Eu moro de aluguel e sustento a minha casa junto com minha namorada e um amigo, produtor musical. A gente divide as despesas. Minha namorada trabalha cantando nas ruas, faz malabarismo e artesanatos. Eu faço malabarismo, artesanatos e estou começando a trabalhar com poesia nas ruas também”, revela o jovem malabarista.

Rabello é modesto ao falar de suas habilidades. “Dá pra descolar uma grana, mas ainda estou em processo de evolução. O malabares requer muita dedicação e força de vontade”, reflete.

Ele ainda conta que se emociona diariamente nas ruas. “O sorriso e o olhar surpreso das crianças me emocionam. Elas são as que mais se encantam com o malabarismo. Essa arte dá gosto de se fazer, pois inspira muito as crianças”, revelou.

O jovem pretende se aprimorar na arte para realizar seus sonhos de infância.

“Tenho inúmeros planos. Um deles é viajar de ‘bike’ com a minha companheira e em cada cidade que decidirmos ficar um tempo, juntar artistas e produtores locais para organizar um evento, onde todos terão um espaço para apresentar sua arte, seja lá qual for!”.

Ainda de acordo com Bruno, a meta é colocar um espaço para crianças brincarem e se alimentarem gratuitamente.

“O nome desse projeto será ‘Da semente ao fruto’ e iremos florescer em cada lugar por onde passarmos. É um projeto difícil, mas vale a pena! Creio que isso irá ajudar a estimular as culturas locais”, entusiasma-se.

Você pode conferir um pouco da arte de Bruno Rabello no instagram do artista, clicando aqui. E para contratar shows do artista no Rio de Janeiro, entre em contato pelo whatsapp (21) 96912-2057.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clicando aqui.



, , , ,