Marinha do Brasil comemora 200 anos da Esquadra com Salão de Artes no Centro de São Paulo

Acompanhar a história da Marinha do Brasil (MB) significa conhecer mais sobre a construção do nosso País.

por Marilda Serrano, para outrosquinhentos.com | São José dos Campos
20/10/2022 11h14

Neste ano de comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, também é importante lembrar o papel da Força Naval na consolidação da Pátria, principalmente na manutenção da integridade territorial do País.

De acordo com o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, “… é impossível falar do processo de consolidação de nossa independência sem falar da atuação da Marinha. E num recorte do contexto histórico, prossegue, os bicentenários da Independência e da Esquadra são faces de uma mesma moeda; são histórias que se entrecruzam no mar e nele continuam e continuarão sendo escritas. Portanto, celebrar os 200 anos da Esquadra, é comemorar e homenagear a rica história do Brasil”, conclui.

A comemoração através do Salão de Belas Artes

E para marcar com pompa e circunstância o importante acontecimento, o Comando do 8º Distrito Naval, localizado na Vila Clementino, cidade de São Paulo, celebrará os 200 Anos da Independência do Brasil, 200 anos da Esquadra e 100 anos do prédio do Palácio dos Correios, projetado pelo escritório Ramos de Azevedo, realizando uma concorrida edição do “Salão de Belas Artes”, com a participação de 50 artistas, tendo por finalidade a valorização da expressão artística, oferecendo-lhes a oportunidade de exporem suas obras, estreitando cada vez mais o relacionamento da Marinha do Brasil com o meio artístico.

O Salão terá a produção do experiente jornalista Maurício Coutinho, e estará aberto à visitação gratuita do público no período de 25 de outubro a 25 de novembro de 2022, nas dependências do Centro Cultural dos Correios, em pleno Centro de São Paulo, Vale do Anhangabaú, sendo que no dia 23 de novembro, quarta-feira, as 19 horas, será realizada a Cerimônia de Premiação das melhores obras. Diversas entidades apoiam o referido Salão, dentre elas, a Soamar/Sociedade Amigos da Marinha/SP, Associação Peixe Vivo Educação Ambiental, Cultura e Lazer, SubPrefeitura da Sé, Pró-Centro SP, Febracos/Fed. Brasil. Das Assoc. de Colunistas Sociais, Abime/Assoc. Brasil. de Imprensa de Mídia Eletrônica.

Inaugurado em 2013, o Centro Cultural dos Correios/SP fomenta atividades culturais nos campos das artes visuais, humanidades e música. A agenda é diversificada, durante todo o ano, com o intuito de atingir e atender aos diferentes gostos. O público tem a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, artistas em início de carreira como também os renomados, que procuram inserir seus trabalhos em um local que une credibilidade e reconhecimento da sociedade.

Representantes da ABIME:Connie Vasconcelos, Jamile Zaguir, Rita BIGNARDI, Claudete Reinhart, Lucia Alves, Ana Karin Andrade, nosso anfitrião do Evento Café com à Imprensa, o vice- Almirante Guilherme responsável pelo Oitavo distrito Naval, a presidente da ABIME Vera Tabach, Cláudia Cataldi e Carlos Eduardo de Oliveira. No Café para à Imprensa, para divulgação do Salão de Belas Artes
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , , ,