Merenda escolar tem 94% de aprovação em São José

As 180 escolas municipais servem mais de 20 cardápios nutritivos, equilibrados e preparados com carinho; mais de 500 profissionais trabalham em prol da merenda escolar de qualidade

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
11/05/2023 22h29

A merenda das escolas municipais de São José dos Campos têm aprovação maior do que a média das Cidades de Grande Porte, segundo a Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Com 756 pontos registrados na pesquisa realizada no mês de abril, o item atingiu um dos melhores resultados desde 2021, com 94% de aprovação.

Além da merenda escolar, os serviços da Educação também têm aprovação da população da cidade segundo a pesquisa, com registro de 719 pontos e 90% de aprovação e Alto Grau de Satisfação.

Entre os alunos, pais, responsáveis e a equipe que trabalha na Merenda Escolar a aprovação é saboreada e comemorada. São mais de 20 cardápios diferentes, equilibrados, nutritivos e preparados por mais 500 profissionais, entre nutricionistas, cozinheiras e equipe técnica, que se dedicam diariamente para a logística, preparo e distribuição.

Neste ano letivo, até o mês de abril, já foram servidas mais de 1.875 milhão de refeições nas 180 escolas municipais.

Criança bem alimentada

O Luiz Gustavo, 4 anos, estuda na Emei Doroti da Silva Cunha, que fica no Jardim Santa Inês 1, gosta muito da escola, onde tem amigos, brinca e aprende a cada dia. Para ele, “aqui tem a comida que é uma delícia, gosto de banana, macarrão e da comida gostosa que tem na minha casa e na minha escola”, disse.

“Gosto de brincar e dos amiguinhos, a merenda é muito boa, eu gosto de frutas, arroz e pão”, conta Giovana, 3 anos.

A professora Erika Nunes Miotto Bioni é mãe do Samuel, 3 anos, e considera a alimentação do filho na Educação Infantil saudável e nutritiva, como uma continuação dos cuidados que ela mantém em casa.

“Desde quando introduzi a alimentação do Samuel fiquei atenta para que fosse saudável e que ele comesse de tudo. Ele come bem, repete e vejo o gosto que ele tem ao se alimentar aqui. As meninas capricham, preparam com carinho e cuidado, é tudo fresquinho e muito bom”, afirmou Erika.

Aluno feliz

O tempero da merenda é elogiado e aprovado também no Ensino Fundamental. Na Emefi Felício Savastano, que fica no Monte Castelo, e foi recém municipalizada, o horário do recreio é animado e feliz.

Helena Rosa de Oliveira, 8 anos, está no 3º ano e aprova a refeição de todos os dias. “A comida é boa, eu gosto bastante, com a alimentação certa a gente cuida da saúde, comendo frutas, legumes, tudo saudável, para estudar e ficar bem”, afirma a estudante.

“Eu gosto de estudar, mas o que mais gosto na escola é de cantar o hino nacional e do intervalo. A comida é muito boa, eu gosto de todos os tipos, nem consigo escolher, mas acho que de todos o preferido é arroz, feijão e carne moída. A nota que eu dou para a merenda é mais de mil, cem mil”, diz Mickael da Silva Marcelino, 6 anos, do 1º ano, que é fã de Matemática.

“A alimentação é ótima e importante para que eles possam se desenvolver bem na sala de aula e nos estudos. Meu filho gosta, percebo que tem os nutrientes necessários, é bem feita, certinha, saborosa, e vemos o quanto as crianças gostam”, comentou Stefanie da Silva Marcelino, mãe de Mickael.

“A comida saudável e boa nos dá saúde e ajuda a estudar melhor, ter energia para brincar e aprender”, destaca o estudante.

Quem prepara as refeições 

A merenda é preparada com alimentos equilibrados em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais, com divisão do cardápio que atende distintas faixas etárias. Todos os cardápios estão de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

“Buscamos oferecer a melhor alimentação, em termos nutricionais e para beneficiar a aprendizagem dos alunos, mas que seja gostosa para eles. É uma realização”, conta Stephanie Pinto Ivo, nutricionista da equipe escolar.

“Fazemos cardápios específicos para aqueles que têm alguma restrição alimentar, sempre em busca de novas receitas e modos de oferecer o alimento respeitando a necessidade do aluno com algo saboroso e saudável para que a merenda seja um momento especial e compartilhada entre eles”, afirma a nutricionista Jéssica Val de Souza.

Ligia Oliveira é cozinheira escolar na empresa contratada pela Prefeitura há dois anos e ficou feliz ao saber da aprovação de 94% do que é preparado e servido nas escolas.

“É gratificante receber o carinho dos estudantes, que é demonstrado de várias formas, quando comem tudo, abraçam, fazem desenhos e agradecem que a comida está boa. Fico feliz em saber da aprovação, temos novos cardápios, com ótima aceitação das crianças, preparamos tudo com muito carinho”, disse.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , ,