Metas de 2022: como criar uma rotina à prova da desmotivação

Empreendendo em home office desde 2015, a jornalista e consultora de planejamento de vida e rotina, Karolina Vieira, explica como podemos manter os planos à vista e não desistir das metas

Da Redação | outrosquinhentos.com | São Paulo

Todo ano é a mesma coisa: na véspera da virada do ano, com a animação lá em cima – e a vontade de recomeçar de alguma forma -, muita gente cria uma lista de metas com a promessa de que “agora vai ser diferente”. Mas, na prática, muitos abandonam suas metas já depois do Carnaval, enquanto outros sequer sabem por que definiram esses compromissos. Para a jornalista, empreendedora e consultora de planejamento de vida e rotina, Karolina Vieira, esse abandono acontece por dois motivos: as metas são genéricas demais ou falta revisão da evolução.

“Quando digo que as metas são genéricas, quero dizer que elas são definidas sem muita reflexão, e podem ser influenciadas pela pressão social ou pelo efeito manada de acreditar que existe uma fórmula de sucesso igual para todos. Metas generalistas como ‘perder peso’ ou ‘guardar dinheiro’ também acabam não sendo levadas a sério, porque não são específicas no objetivo e no prazo, e assim são facilmente deixadas de lado”, explica Karolina, que ajuda mulheres a serem mais produtivas e criarem rotinas que respeitam o seu ritmo.

Leia também: Depois do “caos”, comece 2022 com o pé direito

Segundo a jornalista, essa falta de reflexão e clareza das metas acaba causando frustração, porque na maioria das vezes, a meta sequer cabe no estilo de vida ou no ritmo de rotina que essa pessoa tem. É preciso, antes de tudo, entender a dinâmica da rotina atual. Quanto tempo disponível existe para inserir a atividade relacionada a essa meta? Em que horário é o melhor momento para encaixar isso? Como posso me organizar para não falhar? Que ferramentas ou conhecimento são necessários para que isso saia do papel?

“Metas não dão resultados. O que dá resultado é compromisso, hábito e disciplina”.

As metas são compostas por projetos, que são compostos por tarefas. Por exemplo, caminhar todos os dias é uma tarefa do projeto de perder peso, que é um projeto dentro da meta de ‘ter uma vida mais saudável’. Quando não listamos as tarefas diárias de cada projeto para alcançar uma meta, fica muito mais difícil se manter no foco”, explica Karolina.

4 passos para fazer as metas caberem na rotina

Lapidar (clareza): Definir metas exige clareza, e para isso precisamos de tempo para refletir e se livrar de tudo o que não faz mais sentido e definir os hábitos a mudar. Por isso, lapidar é definir o que temos de mais valioso e o que queremos abrir mão. Só depois de entender como a vida é agora, é que dá para pensar definir possibilidades de como é a vida que se quer viver.

Implantar (planejamento): Depois de definir as metas, agora é a hora de planejar. Isso nada mais é do que um mapa do caminho que precisamos percorrer para alcançar o que temos como objetivo. Implantar é organizar o planejamento mensal e semanal, definindo tarefas e ações que dão suporte às metas. Ele ajuda a estruturar uma rotina que torna fácil as escolhas certas.

Desbravar (estratégia): Com tudo planejado, é hora de começar a testar o que foi planejado como “rotina ideal”. E antes que alguém diga que “não gosta de rotina”, saiba que todos fazemos as mesmas coisas sempre, (só resta saber se sua rotina te ajuda ou atrapalha). Rotina não tem a ver com horário, mas com sequência de ações. Desbravar é gerir o tempo disponível e fazer o melhor na maioria dos dias. Haverá exceções e dias difíceis, mas faz parte. Planejamento deve ser fluido.

Engrenar (motivação): Não podemos confiar na motivação. Mas se você definiu metas realmente significativas deve saber que quando a motivação falta, a disciplina faz seu papel. Para engrenar, precisamos revisar o progresso, fazer ajustes ou comemorar pequenas conquistas. Muitas vezes, a meta ou o prazo precisam de ajustes, então faça isso sem culpa e sem sofrimento.

O mais importante nisso tudo é não ter medo de se comprometer com os seus sonhos e nem de revisar sua evolução. Comece de novo quantas vezes for preciso, mas se for importante para você, não desista. Espero que você tenha um 2022 incrível!

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte do grupo OutrosQuinhentos no Whatsapp! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clique aqui e entre direto no grupo.



, , , , ,