Metrô de SP inaugura hub de inovação no Parque Tecnológico

O Metrô de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (22) um hub de Inovação em Mobilidade no Parque Tecnológico de São José dos Campos. É o primeiro centro de inovação da companhia

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
22/09/2022 20h01

Chamado de Metrohub, o centro vai se dedicar à pesquisa, desenvolvimento e capacitação de profissionais, além de usufruir do ambiente de ações inovadoras presentes no Parque Tecnológico, considerado o mais avançado do Brasil.

As atividades do Metrohub serão desenvolvidas com projetos a serem apresentados até dezembro de 2023, para as áreas de engenharia e operação.

O escopo do projeto prevê pesquisa e desenvolvimento de inovações para o sistema de telemetria de consumo e detecção de vazamentos, aproveitamento de água de infiltração, adoção de pré-moldados para túnel do tipo NATM (método austríaco) e sistema de recuperação de energia de frenagem dos trens, entre outros.

Segundo o diretor-geral do Parque Tecnológico, Jeferson Cheriegate, a “chegada do Metrô de SP abre uma nova era de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor de mobilidade no PqTec”.

“Estamos muito empolgados com as oportunidades que esse hub trará para nosso ecossistema”, afirmou.

“O Metrô tem a inovação em sua essência, mas precisávamos dar novos passos e a chegada ao Parque Tecnológico de São José dos Campos consolida esse caminho”, afirmou Silvani Pereira, presidente do Metrô de São Paulo.

Atualmente a empresa desenvolve projetos de inovação como o uso de inteligência artificial para a manutenção e outros de uso administrativo, além de manter o MetroLab.

O laboratório trabalha com inovação organizacional para desenvolver soluções tecnológicas e sustentáveis e melhoria do serviço e redução de custos.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , ,