Mobilidade pós-pandemia e expectativas para investimentos

Aviões: Embraer segue reação, autos: a fusão entre Localiza e Unidas é a bola da vez

por Zilma Cardoso, para outrosquinhentos.com | São José dos Campos

O setor de mobilidade estava em avanço antes da pandemia com novos formatos e opções para transportar pessoas e cargas. Tudo que está relacionado com o transporte deve ser impulsionado com a nova fase de vacinação contra o coronavírus.

O assessor de investimentos Felipe Franco, da Plátano Investimentos de São José dos Campos, faz um paralelo do setor de mobilidade no começo da pandemia e no momento atual, com seus reflexos para a economia e para os investimentos.


Leia também: São José dos Campos será sede de mutirão e simpósio sobre cirurgias de quadril

O impacto foi imediato, no caso das montadoras de automóveis, a Ford fechou cinco fábricas no Brasil, sendo três no Estado de São Paulo, inclusive aqui na região, em Taubaté, na Bahia e Ceará. Na sequência, vieram: Troller, Mahindra, Alfa Romeo e Romi. Além de outras montadoras que pararam a fabricação durante um período e provocaram demissões.

Hoje, com a reabertura dos mercados e os avanços das vacinas, as montadoras voltaram a trabalhar, porém devido a falta de matéria prima e insumos, há fila de espera de 120 a 180 dias para entrega de carros zero, impactando também o mercado de carros usados que tiveram um aumento de preço na venda de 13%.

O setor de aviação também foi consideravelmente afetado, foram eliminadas 620 mil vagas de emprego, além da redução da jornada de trabalho devido as restrições do Covid-19. Estimativas apontam uma perda de 157 bilhões de dólares.

Por outro lado, o repensar nos tipos de aeronaves pós – pandemia, trazendo números menores de acentos já coloca a Embraer com certa vantagem, com seus projetos de aviões de menores porte ou até mesmo o carro voador, com concretizações de vendas, que refletiram diretamente nas ações da companhia no mercado financeiro, com valorização dos papéis da empresa na casa dos 20%.

“Com as crises geralmente temos oportunidades. Fusões e aquisições são muito comuns nestes momentos. Uma das fusões que mais vêm chamando atenção do mercado financeiro é da Unidas com a Localiza, que ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A fusão destas duas empresas irá deixar o valor de mercado consolidado das marcas em R$ 48 bilhões”, comentou Felipe Franco.

Não são somente as concorrentes que estão preocupadas com esta fusão. Motoristas de aplicativos Uber e 99 demonstraram preocupação com a redução da concorrência no setor, já que muitos motoristas possuem carros alugados.

Comportamento do Mercado  

Fazendo um comparativo para os investidores entre o setor de Aviação e Locação de Veículos, temos dois cenários totalmente diferentes.

“O setor de locação está com o preço dos ativos nas suas máximas históricas. Hoje, a Localiza tem seu papel 7% acima do valor antes da pandemia. A ação chegou a cair 49% no auge da crise sanitária, mas teve uma forte recuperação. A empresa reportou um lucro líquido de R$ 448 milhões no segundo trimestre. Mesmo assim, é considerado um setor perene”, relatou o assessor de investimentos da Plátano.

No setor aéreo, o exemplo é a Gol, o preço da ação em relação ao valor antes da pandemia está 46% abaixo. A ação chegou a cair cerca de 84% no auge da pandemia para o mercado financeiro.

“Neste caso, podemos afirmar que é um setor que está descontado, porém para os preços voltarem a subir no mesmo patamar antes da pandemia, irá depender de aspectos como: economia local e internacional e o maior controle com relação a própria pandemia”, explicou Felipe.

Os resultados financeiros da Gol do segundo trimestre de 2021, ainda não foram animadores, reflexo do momento que seguimos vivendo.

“Tanto a Gol quanto o setor aéreo como um todo, podem ser beneficiados pela aceleração das vacinas na população economicamente ativa. Agora em agosto, as companhias aéreas nacionais registraram o quarto mês consecutivo de crescimento no número de voos domésticos, com uma média de partidas diárias de 1.680, o equivalente a 70% da oferta de voos no início de março de 2020. Fiquemos atento a esta reação”, alertou o especialista.

Fonte: Plátano InvestimentosAv. Cassiano Ricardo, 319, sala 2106. Ed. Pátio das Américas. Jardim Aquarius, São José dos Campos/SP. Telefone: (12)3322-8919.

*Os textos dos colunistas são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião de outrosquinhentos.com
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clicando aqui.



, ,