Motoristas de São Paulo já podem ter até 40% de desconto no pagamento de multas

Detran SP agora faz parte do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)

Da Redação | outrosquinhentos.com | São Paulo
19/03/2023 13h31

Desde o dia 15 de março, o Detran São Paulo faz parte do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), tecnologia que permite o recebimento eletrônico de multas com desconto de até 40% no pagamento.

A cobertura agora inclui as vias do estado, além de todas as rodovias federais, 691 prefeituras e quase a totalidade dos Detrans, com exceção de cinco estados, que já estão em fase de contratação.

Desde que foi lançado, em novembro de 2016, o SNE já economizou mais de R$ 300 milhões no pagamento de infrações de trânsito dos motoristas brasileiros. No estado de São Paulo, mais de três milhões de veículos já estão cadastrados no sistema e, no país, o total ultrapassa os 15 milhões.

As prefeituras de Amparo, Campinas, Pindamonhangaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Pedregulho, Itararé, Vargem Grande do Sul e Taubaté também fazem parte do SNE.

Como obter o desconto

Para ter direito ao desconto de 40%, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro e habilitar o veículo no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, disponível na AppStore e Google Play, ou no Portal de Serviços Senatran. O motorista precisa também reconhecer que cometeu a infração de trânsito. Pessoas jurídicas também podem utilizar o sistema, mas apenas no ambiente web.

Uma vez que o proprietário e/ou o condutor estejam habilitados no sistema, eles passarão a receber, de forma eletrônica, todas as notificações de infrações dos órgãos autuadores que já realizaram a adesão. Também é possível conhecer detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e, ainda, realizar a indicação do condutor responsável pela infração.

Vantagens

Para os motoristas, a grande vantagem é a redução no preço das infrações, mas merece destaque também a facilidade para o pagamento e o acompanhamento das notificações.

Já para o órgão autuador, o sistema se destaca pela redução no custo por notificação de infração, celeridade na entrega das notificações e aumento da efetividade no pagamento das multas.

Quem faz parte do SNE

A totalidade dos órgãos autuadores federais, 22 Detrans e 691 prefeituras em todo país já estão integrados ao SNE. Ainda faltam aderir os Detrans Tocantins, Piauí, Maranhão, Amapá e Pará. No entanto, todos já se encontram em fase de contratação.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , ,