[MUITO ALÉM DO SABOR] Charme Pizzaria, em São José dos Campos

Fiel às suas tradições, casa se mantém em alta há décadas e mostra que charme não está só no nome

por Carolina Veneziani e Dimas Vilas Boas, para outrosquinhentos.com

Dos anos 80 para cá muita coisa mudou, é fato. Muitos nasceram, outros se foram. Gerações passaram e muitos hábitos se perderam ou deram lugar a novas modas que um dia também vão passar. Mas a tradição, essa ficou. E foi justamente isso que fomos buscar em mais um capítulo desta série especial. Pizzaria Charme, em São José dos Campos.

Quem passa pela avenida Nove de Julho, mais precisamente na altura do número 171, encontra o que um dia foi a casa. Hoje, a alguns metros dali, é numa esquina da Rua Paulo Becker que se encontra e atende a seus clientes que, entre almoço e jantar, visitam a casa de domingo a domingo. Se por muitos é tida como uma das melhores pizzas de São José, foi a pedida para a nossa resenha. Mas antes: a casa.

Primeiras impressões

Ao entrar no restaurante e pizzaria, é fácil se impressionar com o estilo do lugar. A casa é muito bem decorada com móveis rústicos, quadros, lustres e candelabros e separada em vários ambientes em que é possível comportar desde um jantar a dois até uma grande confraternização, desde que reservada com antecedência, é claro. Os espaços do térreo são basicamente um salão amplo dividido em corredores de mesas, a área do buffet de almoço (apesar de termos ido à noite) e um american bar bem charmoso, em que é possível degustar um happy hour enquanto se vê as pizzas sendo finalizadas em dois fornos de pedra.

Já o mezanino é um Charme – sem trocadilhos – à parte. Lá ficam uma área reservada para cerca de quarenta pessoas em que é possível realizar eventos intimistas, um corredor com mais algumas mesas e um espaço kids, separado dos espaços mas sem perder a segurança. Também lá fica uma adega climatizada, sendo que a casa tem sommelier próprio para auxílio.

Cardápio

Para falar do que mais interessa, a primeira coisa que precisamos deixar claro é: durante o dia, o almoço conta com opções por quilo e um buffet bem generoso de comida japonesa e à noite mais de setenta sabores de pizzas, massas, porções, risotos, carnes, aves, frutos do mar, além de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e carta de vinhos própria. Nos almoços de sexta-feira, a casa oferece além do buffet tradicional, cardápio de frutos do mar, camarões, tilápia, abadejo entre outros.

Nossa escolha ficou por conta de uma pizza de três sabores: napolitana, milho verde e portuguesa. E diga-se de passagem, uma bela escolha. É perceptível o frescor e a textura dos alimentos, a massa fininha e leve e, para uma pizza de três sabores, muito bem dividida, sem aquela bagunça de um sabor vazar no outro, sabe?

Uma das coisas que podemos perceber na Pizzaria Charme é que os sabores já são clássicos, não estão ali por acaso no cardápio. Com certeza a casa é daquelas que possui o perfil do cliente fiel: vira e mexe está lá e come o mesmo sabor, acompanhado da mesma bebida e ainda arremata com um cafezinho.

Que charme é este que a faz única?

Em nossa visita, ficou muito clara uma questão que a gente quer evidenciar aqui nesta resenha: o perfil de cliente da Charme passeia entre famílias que vão com pais, filhos e avôs e avós a alguns casais mais exigentes. Dificilmente vai ser o point de grupos mais jovens ou casais que queiram fazer um rolê gastronômico casual. Muito pelo contrário, é na Charme que o casal vai deixar a coisa mais séria, um namoro pode virar um pedido de casamento…  Enfim, é aquele lugar pra se fazer uma presença, e que presença!

Aos saudosistas de plantão, é muito evidente que a casa manteve o seu padrão de sabor e atendimento ao longo das décadas, e isso vale muito a pena. Você que visitar a casa certamente vai ter a experiência diferenciada que a estrutura, o valor e o padrão da casa oferecem, e cá entre nós, é um charme a parte. O Restaurante e Pizzaria Charme fica na Rua Paulo Becker, 322, na Vila Adyana, em São José dos Campos. Reservas podem ser feitas pelo telefone (12) 3921-6791 e o horário de funcionamento da casa para almoço é de segunda a sexta, das 11h30 às 15h e sábados e domingos das 11h30 às 16h. A noite a casa funciona de domingo a sexta das 18h às 00h e aos sábados das 18h às 01h. Maiores informações você confere aqui.

Vale ponderar

Antes não mencionadas, entramos nos pormenores da nossa avaliação. Os principais destaques estão no atendimento cortês e quase exclusivo dos garçons, a preocupação com o bem estar do cliente e, principalmente, se os pedidos estão de acordo com o desejado. Também destacamos a variedade enorme tanto no cardápio de pizzas como nas opções do bar, além da programação especial às sextas com frutos do mar e peixes.

Entre nossas sugestões ficam uma maior preparação da casa na questão de acessibilidade, como por exemplo oferecer uma versão do Cardápio em braille e preparar seu time para a linguagem de sinais. Um segundo idioma no cardápio também é nossa sugestão, bem como algum tipo de estímulo ou fidelidade ao cliente para que volte mais vezes. Afinal, quem não gostaria de ter essa experiência em mais de uma ocasião, não é?

Pontuamos aqui também que o valor dos produtos em relação a outras pizzarias e restaurantes da região é, de fato, consideravelmente superior.

Esta coluna não trata valor como critério de avaliação por dois motivos: a experiência entregue pode justificar o valor ‘investido’ e o ‘investimento’ pode ser considerado baixo ou alto tanto pelo ponto de vista do poder aquisitivo, como pela disposição em se pagar. Portanto, preço por preço não é avaliado, mas sim o custo benefício da experiência gastronômica.

O que é a ação Muito Além do Sabor?

Nossa equipe traz quinzenalmente as opções gastronômicas do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte com critérios que ultrapassam o cardápio e os sabores dos bares e restaurantes da região.

Não se trata de uma avaliação que busca ranquear os melhores, mas sim tornar as experiências gastronômicas cada vez mais próximas de uma excelência, a partir de critérios pontuais que atendam às exigências do consumidor atual, como localização, apresentação da casa e dos pratos, conforto, atendimento, acessibilidade e inclusão, cozinha, elaboração e conservação de alimentos, pratos e outros diferenciais, distribuídos em mais de sessenta critérios.

Por que não divulgamos os critérios antecipadamente e somos cliente oculto?

Por razões óbvias. Uma vez que você se apresenta à casa, logo você será bem tratado. Imagine só, caro leitor, se um jogador de futebol do momento ou artista renomado visitar algum restaurante. Alguém tem dúvida de que ele será tratado da melhor forma e com todas as regalias? É nessa tecla que vamos bater! Todo e qualquer cliente deve ser tratado igual pois são especiais. Por isso, o método já conhecido do cliente oculto é julgado pela nossa equipe como a melhor forma de avaliar os critérios de cada local: visitado, avaliado e pagamos a conta ao final. Sem amarras, julgamos e falamos a nossa impressão, como você mesmo faria se estivesse em nosso lugar.

Embarque na temporada 2020 do especial Muito Além do Sabor e fique por dentro da nossa caça aos restaurantes, bares e casas gastronômicas que te dão uma experiência diferenciada. Nos vemos em breve!

Se você deseja sugerir algum local, bar, casa gastronômica, restaurante, enfim, basta enviar um e-mail para contato@outrosquinhentos.com ou um whatsapp para (12) 99190 6677.

, , , , , ,